​CPTM, Metro e EMTU terão ações de conscientização sobre o #NovembroAzul

​CPTM, Metro e EMTU terão ações de conscientização sobre o #NovembroAzul

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata durante o #NovembroAzul, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – EMTU, CPTM e Metrô – farão uma série de ações para conscientizar os passageiros sobre a importância de cuidar da saúde.

Fazer o exame de toque é essencial. Para Claudio Murta, o problema do preconceito só atrapalha a prevenção de uma doença que é grave. “Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, com acompanhamento na infância, adolescência e vida adulta. Mais do que desmistificar o preconceito do exame do toque retal, é importante que o homem mantenha hábitos saudáveis para tratar a doença de forma menos agressiva, com mais chances de cura”, ressalta o urologista.

O urologista Joaquim Claro afirma que a hiperplasia prostática benigna é o crescimento natural do órgão.

“Não é câncer na próstata, que é a glândula masculina que faz a secreção prostática para compor o sêmen e permitir a produção. Embora seja natural, ela pode trazer repercussões, assim como complicações, e devem ser tratadas e evitadas”, explica.

Como consequência, o crescimento da próstata aperta a uretra, canal por onde passa a urina. Com isso, a pressão dificulta o esvaziamento da bexiga, trazendo sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos homens.

“Os principais sintomas são o aumento da vontade de urinar, acordando no meio da noite, com um jato urinário mais fraco e fino, exigindo que faça mais força para começar a urinar”, explica Claro.

EMTU/SP – Nesta quarta-feira (6), agentes do programa Bem Querer Mulher, ligado ao Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, vão estar no Terminal Jabaquara das 10h às 14h, orientando os passageiros sobre prevenção. As voluntárias também vão falar sobre a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque. Além disso, o programa distribuirá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Na sexta-feira (8), das 8h30 às 16h, é a vez de os estudantes da Universidade Paulista conversarem com os passageiros do Terminal Jabaquara. Eles vão esclarecer dúvidas e dar orientação sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata. Além disso, os passageiros vão receber informações sobre doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellittus), e fazer testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Os psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Santo André Leste na segunda-feira (11), das 10h às 14h. Os usuários vão receber orientações e poderão participar de esquetes teatrais relacionadas ao tema. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis.

CPTM – Na quarta-feira (6), das 10h30 às 14h30, quem passar pela Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, poderá receber orientações sobre a doença. Também serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, sessões de quick massage e instruções nutricionais gratuitamente. A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM.

METRÔ e CPTM – Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem vão estar na Estação Brás nos dias 11, 12 e 13 de novembro entre 11h às 15h. Passageiros do Metrô e da CPTM que passarem pelo local vão receber orientações sobre os males da doença, sintomas e fatores de risco. Uma ação importante para estimular a prevenção.

Sobre o câncer de próstata – É o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e é confirmado após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque, que somente são prescritos a partir de indicação de um urologista.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Por isso a importância dos exames preventivos.

Dentre os sintomas estão: dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

 

 

SERVIÇO

Ações do Novembro Azul

EMTU

Local: Terminal Jabaquara

Data: 6 de novembro

Horário: das 10h às 14h

 

Local: Terminal Jabaquara

Data: 8 de novembro

Horário: das 8h30 às 16h

 

Local: Terminal Santo André Leste

Data: 11 de novembro

Horário: das 10h às 14h

 

CPTM

Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)

Data: 6 de novembro

Horário: das 10h30 às 14h30

 

CPTM e METRÔ

Local: Estação Brás

Data: 11, 12 e 13 de novembro

Horário: das 11h às 15h

COMENTÁRIOS