​Estação Ferraz de Vasconcelos da CPTM recebe ação de saúde

​Estação Ferraz de Vasconcelos da CPTM recebe ação de saúde

Nesta sexta-feira (22/11), das 11h às 15h, a Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, terá ações relacionadas à saúde e ao bem-estar. Serão oferecidos aos passageiros testes de glicemia, medição de pressão arterial, orientação nutricional, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), avaliação postural e sessões de quick massage.
A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM, que que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.
Diagnosticar uma doença precocemente é essencial para sua cura ou controle. O teste de glicemia consiste em medir o nível de glicose presente no sangue. Para a avaliação, não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O objetivo é diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.
O controle da pressão arterial também é importante, uma vez que a hipertensão se manifesta em 25% da população brasileira e é a causa de muitas complicações, como: infartos, derrames e insuficiência renal. Assim como a diabetes, apesar de não ter cura, há possibilidade de tratamentos para o controle da pressão.
Através da medição do índice de massa corporal (IMC), é possível verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura.
Além de promover o relaxamento, a quick massage alivia dores musculares, com toques firmes e suaves na cabeça, pescoço, costas, braços e mãos. Os movimentos aplicados ajudam a relaxar a musculatura e estimulam o sistema circulatório, promovendo sensação de alivio e bem-estar.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica o médico Timóteo Araújo.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

SERVIÇO

Ação de Saúde

Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)
Data: sexta-feira (22/11)
Horário: das 11h às 15h

COMENTÁRIOS