​Estação Itaim Paulista da CPTM oferece exames gratuitos de HIV e Sífilis nesta quinta (6)

​Estação Itaim Paulista da CPTM oferece exames gratuitos de HIV e Sífilis nesta quinta (6)

Nesta quinta-feira (6/6), os passageiros que utilizarem a Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, poderão realizar testes rápidos de HIV e sífilis gratuitamente. A ação acontece das 9h às 16h e tem o objetivo de diagnosticar casos das doenças.

O vírus da imunodeficiência humana, também conhecido como HIV, é um retrovírus que pode causar a Aids. A doença ataca o sistema imunológico, deixando o corpo sem defesas. O HIV não tem cura, mas com o tratamento correto pode ser controlado.

O HIV pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção, pelo uso compartilhado de seringas ou objetos cortantes e também durante a gravidez, no momento do parto ou na amamentação.

Já a sífilis é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) que causa lesões no corpo, geralmente nas regiões íntimas ou na boca, mas também pode surgir em outros pontos. A sífilis tem cura e o tratamento é feito através da administração do medicamento benzetacil.

As principais formas de transmissão ocorrem através de relações sexuais sem proteção ou através da gravidez, em que a infecção é passada à criança durante o momento do parto ou na amamentação.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis. Em relação ao HIV, entre 2007 e 2018, foram mais de 247 mil diagnósticos.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.

O teste

Hoje, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, nos serviços de saúde, campanhas e ações extra-muros, com vistas ao diagnóstico precoce.  “O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP (profilaxia pós-exposição); para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Kalichman.

O teste pode ser realizado o ano todo, em diversos serviços do SUS. A consulta aos pontos de oferta pode ser feita pelo site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 16 25 50

SERVIÇO

Testes rápidos de HIV e Sífilis 
Local: Estação Itaim Paulista – Linha 12-Safira
Data: quinta-feira, 6/6
Horário: das 9h às 16h
Grátis para passageiros 

COMENTÁRIOS