​Estação Itaim Paulista da CPTM terá testes gratuitos de HIV e Sífilis

​Estação Itaim Paulista da CPTM terá testes gratuitos de HIV e Sífilis

Neste sábado (23/2), quem passar pela Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, terá a oportunidade de realizar testes de HIV e Sífilis de maneira gratuita. A ação acontece das 9h às 16h, em uma unidade móvel. O objetivo do evento é promover a prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Além dos testes rápidos para diagnóstico de HIV e triagem para identificação de possíveis casos de Sífilis, os passageiros poderão esclarecer dúvidas e receber orientações para prevenção.
É importante ressaltar que a Sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser curada, enquanto o HIV não tem cura, mas o tratamento, por meio de medicamentos, pode reduzir a progressão da doença. Ambas são transmitidas, geralmente, pelo contato sexual.  No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a Sífilis adquirida (que ocorre em adultos) aumentou 27,9% entre 2015 e 2016. No caso do HIV, entre 2007 e 2018, foram notificados mais de 247 mil casos.

“Alguns dias após o contágio, é comum surgir uma ferida no pênis, na vagina, no ânus ou na boca. Muitas vezes nem consideramos ser uma Sífilis. Com o tempo, se não for tratada, pode acarretar sérios problemas, como problemas neurológicos e até a cegueira”, explica Tânia Regina Corrêa de Souza, da Assistência e Prevenção do CRT.

Saber o mais rápido possível o contágio pelo vírus HIV é importante para aumentar a expectativa de vida dos pacientes. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha qualidade de vida. Por isso é importante fazer o teste.

O teste rápido do HIV por fluido oral leva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito  de forma cautelosa e sigilosa. “O teste por fluido oral não requer infraestrutura laboratorial, e sua execução, leitura e interpretação são simples”, observa Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do Programa Estadual DST/Aids-SP.

A ação é uma iniciativa do Centro de testagem e aconselhamento Dr. Sergio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.
Serviço:
Testes de HIV e Sífilis 
Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Data: sábado (23/2)
Horário: das 9h às 16h
Grátis

COMENTÁRIOS