​Estação Jardim Romano da CPTM terá testes gratuitos de HIV e Sífilis

​Estação Jardim Romano da CPTM terá testes gratuitos de HIV e Sífilis

Nesta sexta-feira (15/3), quem passar pela Estação Jardim Romano, da Linha 12-Safira da CPTM, poderá realizar testes de HIV e Sífilis gratuitamente. A ação acontecerá das 9h às 16h e serão oferecidos 200 testes rápidos.
A Sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser curada, enquanto o HIV não tem cura, mas o tratamento, por meio de medicamentos, pode reduzir a progressão da doença. Ambas são transmitidas, geralmente, pelo contato sexual.

O coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman, destaca que os testes são gratuitos, confiáveis e não requerem jejum. “A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis adquirida (que ocorre em adultos). No caso do HIV, entre 2007 e 2018, foram notificados mais de 247 mil casos.
A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.
Serviço:
Testes rápidos HIV e Sífilis 
Local: Estação Jardim Romano (Linha 12-Safira)
Data: sexta-feira (15/3)
Horário: das 9h às 16h
Grátis

COMENTÁRIOS