​Estações da CPTM terão ações de saúde nesta quinta (25)

​Estações da CPTM terão ações de saúde nesta quinta (25)

Quem passar por algumas estações da CPTM, nesta quinta-feira (25/4), poderá fazer uma pausa na correria do dia a dia para cuidar da saúde. Os passageiros terão a oportunidade de se imunizar contra a febre amarela, na Linha 7-Rubi, e aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia, na Linha 10-Turquesa.
A vacinação da febre amarela ocorrerá nas estações Piqueri, Pirituba e Vila Aurora, que atendem a Linha 7-Rubi. Em Pirituba e Vila Aurora, as doses serão aplicadas das 9h às 16h. Na Estação Piqueri, a ação será das 10h às 15h30.
Já a aferição de pressão arterial e os testes de glicemia serão realizados das 13h às 16h na Estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa. Os procedimentos são rápidos e, para os testes não é necessário estar em jejum.
A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo mosquito Aedes aegypti. O início súbito de febre, a presença de calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, além de náuseas, vômito, fadiga e fraqueza são os principais sintomas.
Os testes de pressão arterial verificam o nível da pressão sanguínea nas artérias e, através deles, é possível identificar a hipertensão. A doença acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes por ano no país, segundo o Ministério da Saúde. Alguns dos sintomas são dores na cabeça e no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza e visão embaçada.
Já o teste de glicemia é usado para medir o nível de glicose presente no sangue e tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença ocorre quando o corpo não consegue fabricar ou utilizar adequadamente a insulina produzida.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é realizada com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.
Serviço:
Campanha de vacinação contra febre amarela na Linha 7-Rubi
Data: quinta-feira, 25/4
Local: Estação Piqueri
Horário: das 10h às 15h30
Local: Estação Pirituba
Horário: das 9h às 16h
Local: Estação Vila Aurora
Horário: das 9h às 16h
Aferição de pressão e testes de glicemia na Linha 10-Turquesa
Data: quinta-feira, 25/4
Local: Estação Ipiranga
Horário: das 13h às 16h
Grátis

COMENTÁRIOS