Pular para o conteúdo

​Estação Barra Funda da CPTM oferece medição gratuita de glicemia e colesterol

Em alerta ao Dia Mundial do Coração, a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, receberá nesta quinta (26/9) e sexta-feira (27) uma grande ação de prevenção e combate às doenças cardiovasculares.

Das 9h às 16h, serão feitas medições gratuitas de colesterol total e glicemia em pessoas que passarem pela estação. Nos casos em que os índices estiverem acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, serão feitos, também, testes de colesterol fracionado.

O colesterol alto e a diabetes são dois dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que mais matam em todo o mundo: infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). No primeiro caso, quando o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue está alto, este pode acoplar-se às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem do sangue.

Já a grande quantidade de açúcar no sangue pode causar problemas cardíacos, nos vasos sanguíneos e, também, nos olhos, rins e nervos. Como consequência direta ao coração, a diabetes tem a capacidade de gerar infarto. Existem dois tipos da doença, o 1, que normalmente aparece na infância ou na adolescência, e o 2, que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos.

Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças cardiovasculares no Brasil.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

No caso da diabetes, é preciso controlar o nível de glicose no sangue, realizando medições por meio de monitor de glicemia. Praticar exercícios físicos regulares e adotar alimentação saudável também são maneiras efetivas de se combater as consequências desta doença.

SERVIÇO

Medição gratuita de colesterol e diabetes
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM
Data: quinta (26/9) e sexta (27/9), das 9h às 16h
Grátis para passageiros