Pular para o conteúdo

​Estação Barra Funda da CPTM terá exames gratuitos de pressão e glicemia

Os usuários que passarem pela Estação Palmeiras-Barra Funda, das Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, poderão aferir a pressão e realizar testes de glicemia gratuitamente, nesta segunda-feira (25/2), das 9h às 16h.

O teste de glicemia consiste em medir o nível de glicose presente no sangue. Para a avaliação não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o teste é importante pois tem como objetivo diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.
Já a hipertensão alcança 25% dos brasileiros, sendo responsável por diversas complicações. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da pressão alta.
Dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal são os principais sintomas. A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar o problema.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é promovida com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.
Serviço:
Ação de Saúde
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Data: segunda-feira, 25/2
Horário: das 9h às 16h
Grátis