Pular para o conteúdo

​Estação da Luz tem ‘blitz’ contra álcool e cigarro nesta 2ª

Especialistas do Icesp e do Cratod vão realizar testes e avaliações da saúde bucal; ação visa conscientizar população sobre o câncer de cabeça e pescoço

Nesta segunda-feira, 27 de julho, a partir das 9h, quem passar pela estação da Luz da CPTM vai se deparar com uma “blitz” contra o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

O público poderá realizar, gratuitamente, uma avaliação da saúde bucal, testes para medição do nível de consumo de álcool e também um “bafômetro” do cigarro, como é popularmente chamado o exame de monoximetria.

A campanha “Blitz do Bem: sinal verde para a prevenção”, é uma parceria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), unidades estaduais, em prol do movimento “Julho Verde”, que visa à conscientização e o combate docâncer de cabeça e pescoço, como os tumores que se desenvolvem na  boca, língua, laringe, faringe e tireóide, por exemplo, e afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Estudo realizado pelo Icesp apontou que 80% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço atendidos no hospital são ou já foram tabagistas. Quando se trata do etilismo (consumo excessivo de álcool), os números representam 50% do público. Ao longo de 2014, o Instituto realizou cerca de 6.800 consultas no setor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o consumo das duas drogas juntas pode aumentar em 20 vezes as chances de uma pessoa desenvolver tumores.

Entre os sintomas mais frequentes estão manchas brancas na boca, dor, lesão com sangramento de cicatrização demorada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir. “O diagnóstico precoce é sem dúvida um dos nossos aliados. Detectadas na fase inicial, as neoplasias apresentam até 80% de chances de cura”, comenta o médico Marco Aurélio Kulcsar, coordenador dogrupo cirúrgico de Cabeça e Pescoço do Icesp.

Serviço

Blitz do bem” com testes e avaliação bucal

Quando: segunda-feira, 27 de julho

Onde: Estação da Luz (CPTM) – R. Cásper Líbero, 649

Horário: 9h às 15h

Gratuito