Pular para o conteúdo

​Estação Ferraz da CPTM recebe campanha “Fique Sabendo” contra HIV e Sífilis

Neste sábado (07/12), a Estação Ferraz de Vasconcelos receberá a campanha “Fique Sabendo”,  promovida pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os passageiros poderão fazer testes gratuitos para detecção de HIV e sífilis, das 9h às 15h.

Os profissionais da área da saúde também vão esclarecer dúvidas sobre doenças sexuais. É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos, o passageiro poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.  “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui.

A testagem é gratuita e está disponível durante o ano todo na rede pública de saúde. Informações sobre locais para fazer o teste podem ser obtidas por meio do Disque DST/AIDS: 0800 16 25 50.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes e conta com o apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos e da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

SERVIÇO

Campanha “Fique Sabendo”: Testes de HIV e Sífilis

Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)

Data: Sábado (07/12)

Horário: das 9h às 15h

Grátis