Pular para o conteúdo

​Estação Jd. Romano da CPTM terá exames gratuitos de HIV e Sífilis nesta terça (18)

Quem passar pela Estação Jardim Romano, da Linha 12-Safira da CPTM, poderá fazer testes rápidos de HIV e sífilis, nesta terça-feira (18/02), das 9h às 16h. Os exames são gratuitos e fazem parte da campanha Fique Sabendo, que tem o objetivo de detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou período de amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração do medicamento benzetacil.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.  “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

 

SERVIÇO

Campanha “Fique Sabendo” – Testes de HIV e Sífilis

Local: Estação Jardim Romano (Linha 12-Safira)

Data: terça-feira, 18/02
Horário: das 9h às 16h
Grátis para passageiros