​Estação Poá da CPTM terá exames gratuitos de Hepatite C

Em apoio à campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Estação Poá, na Linha 11-Coral, receberá equipe da Secretaria Municipal de Saúde para realizar testes rápidos de Hepatite C, gratuitamente. O evento acontece na próxima segunda-feira (8), das 17h às 22h. Além dos testes, os profissionais esclarecerão dúvidas e distribuirão folhetos com informações sobre a doença.
A Hepatite C é uma infecção viral, transmitida principalmente por meio do sangue contaminado. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, porém, em sua fase mais grave, pode provocar pele amarelada, vômitos, perda de peso e fadiga.
Após o diagnóstico, o paciente deve iniciar o tratamento, que pode levar à cura ou conter o avanço da doença.

De acordo com o infectologista do HEB, Gustavo Kawanami, “nos últimos 15 anos nenhuma outra doença infecciosa passou por uma revolução tão grande em relação ao tratamento da hepatite C.  Em 2002, falávamos de taxas de controle do vírus que não excediam 55%. Em 2012, instituímos tratamentos almejando taxas de cura próximas a 70%. Hoje, já existem tratamentos mais curtos, com efeitos colaterais exponencialmente menores e chances de cura em torno de 92%”, explica o infectologista.

A enfermeira do Hospital Emilia Ribas, Andreia Schunck, afirma que a cutícula é a proteção das unhas e, ao retirá-la, pode haver sangramento. Essa pode ser a fonte de transmissão das hepatites.

“Se o material usado para fazer a unha foi contaminado com o sangue infectado, ele permanece nos instrumentos e na superfície onde está trabalhando”, orienta Andreia Schunck, enfermeira do Hospital Emílio Ribas.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Poá e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.

Campanha Julho Amarelo – Exames de Hepatite C

Local: Estação Poá (Linha11-Coral)
Data: segunda-feira, 8/7
Horário: das 17h às 22h