Pular para o conteúdo

​O Instituto Butantan recebe doações de animais peçonhentos

Os animais peçonhentos devem ser entregues na Recepção de Animais do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No ato da entrega no Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, será emitido um comprovante de entrega contendo a identificação do animal e informações sobre sua periculosidade.

Caso não seja possível entregar no Instituto Butantan, os animais podem ser encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

coleta de animais
Encaminhe animais ao Instituto Butantan somente quando houver dúvida sobre sua periculosidade ou iminência de risco de acidente. Retirar animais do seu habitat pode comprometer a sobrevivência deles e a de outros organismos.

É preferível que o animal seja encaminhado vivo, tendo em vista que algumas espécies são importantes para a obtenção dos venenos utilizados na produção dos soros antiofídico, antiaracnídico e antilonômico.

O Instituto Butantan também recebe doações de espécimes mortos. Neste caso, é recomendável colocar o animal em um recipiente com tampa contendo álcool etílico comercial.

É importante fornecer o maior número possível de informações, como o nome do coletor, local de captura – incluindo detalhes como sítio, vila, bairro, ponto de referência, coordenadas completas –, data da coleta, etc.

como coletar serpentes

Se você não tem conhecimento de técnicas de coleta, solicite auxílio de alguém com essa competência (bombeiros, por exemplo).

Jamais manuseie uma serpente viva ou morta sem equipamento de proteção, pois espécies venenosas podem desferir botes de quase 50% do próprio tamanho. Para o manuseio, recomenda-se o uso de botas. Para a contenção, utilize gancho, pinção ou laço de Lutz.

A caixa para transportar o animal pode ser de madeira ou plástico resistente. Não utilize caixas de papelão, pois umedecem facilmente, tornando-se frágeis. Um chumaço de algodão embebido em água pode ser colocado junto ao animal. Não coloque frasco com água ou qualquer tipo de alimento.

A tampa ou a caixa deverá ter pequenos furos de no máximo 2mm, evitando assim a fuga do animal ou de filhotes. Mantenha a caixa em ambiente fresco, protegida do sol ou de altas temperaturas.

A serpente deve ser entregue o mais rápido possível ao Instituto Butantan. A caixa deverá ser aberta somente na recepção de animais do Instituto Butantan por profissionais habilitados.

como coletar artrópodes (insetos, carrapatos, aranhas, escorpiões, lacraias)
Recomenda-se muito cuidado para evitar acidentes com ferroadas ou picadas. Se possível, utilize luvas. Os frascos devem ser transparentes, com abertura suficiente para a introdução do animal. A tampa deverá conter pequenos furos.

Para evitar a morte dos animais por ressecamento (exceto no transporte de “taturanas”), recomenda-se colocar um pequeno pedaço de pano, papel ou algodão umedecido dentro do recipiente.

O nome do coletor, local detalhado e data de captura deverão acompanhar o material, assim como outras informações disponíveis.

Os animais deverão ser entregues o mais rápido possível no Instituto Butantan.

atenção
– Aranhas, lacraias e serpentes do grupo das corais devem ser transportadas em frascos ou caixas individuais.
– Escorpiões devem ser transportados em recipientes contendo, no máximo, quatro espécimes.
– É necessário colocar folhas secas de árvores espalhadas na caixa. 

destino dos animais doados ao Butantan
– Serpentes e aranhas: manutenção em cativeiro, para obtenção dos venenos utilizados na produção dos soros antiofídico e antiaracnídico;
– Lagartas Lonomia obliqua: quarentena, para extração de cerdas utilizadas na produção do soro antilonômico;
– Laboratórios de Pesquisa do Instituto Butantan e outros institutos, para pesquisas diversas;
– Exposição no Museu Biológico e Serpentário do Instituto Butantan;
– Coleções zoológicas, didáticas e banco de tecidos do Instituto Butantan.