Pular para o conteúdo

1 milhão de crianças e 164 mil gestantes precisam se vacinar contra a gripe

Mais de 1 milhão de crianças e 164 mil gestantes precisam comparecer aos postos de saúde para se vacinar contra gripe, para que SP atinja a cobertura vacinal de 90% entre os grupos do público-alvo. Por isso, nessa reta final da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde está convocando pessoas ainda não imunizadas para que tomem as doses até o dia 31 de maio, data prevista para encerramento.

Os dados informados pelos municípios paulistas mostram que o Estado já vacinou, mais de 7,6 milhões de pessoas contra a gripe, total que inclui 1,6 milhão de grávidas e 241,7 mil crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos (veja abaixo os números por região). Esses dados representam cobertura vacinal de 54% e 53%, respectivamente.

O público-alvo totaliza 13,2 milhões de paulistas e a meta é vacinar no mínimo 12,1 milhões. Considerando todos os grupos, para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo é necessário que pelo menos 4,4 milhões procurem a vacina contra o vírus Influenza até o final da próxima semana.

A campanha foi iniciada em 10 de abril, e desde então também foram imunizadas 61,5 mil puérperas (83%), 3,2 milhões de idosos (67%), 4,5 mil indígenas (85%), 671 mil profissionais de saúde (49%), 236,7 mil professores (57%), entre outros.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. Fazemos um apelo especial aos pais e responsáveis para que levem os pequenos aos postos, e também às grávidas, para que garantam sua proteção e a do bebê. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias ”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, complementa.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.