Pular para o conteúdo

36 AMEs já tem profissionais capacitados em Libras no Estado

Ambulatórios Médicos de Especialidades estaduais têm preparado funcionários para uso da linguagem para melhor atendimento a deficientes auditivos

 A Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), está capacitando profissionais que atuam nessas unidades para melhor atender deficientes auditivos que procuram o serviço.
Atualmente, 36 AMEs possuem, juntos, 350 profissionais treinados para se comunicar por meio desse tipo de linguagem, com a finalidade de qualificar e humanizar o atendimento (confira relação abaixo).

O aprimoramento abrange funcionários de diversas áreas, como enfermagem, assistência social, recepção, administrativo, zeladoria e outros.

O AME Praia Grande foi pioneiro na capacitação dos servidores e oferece o curso anualmente, com apoio de voluntários religiosos da região. “A iniciativa começou há 4 anos e sempre temos alguém como referência para falar fluentemente. Essa capacitação é muito importante para que o paciente portador de deficiência auditiva tenha total conforto para cuidar de sua saúde” afirma Simone Pereira, gerente de qualidade do AME-PG e responsável pelo humanização.

O Estado possui 56 AMEs, com diversas iniciativas de humanização voltadas ao fortalecimento e qualificação da assistência.

 

Sobre os AMEs

Os AMEs são serviços de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Atualmente o Estado conta com 56 AMEs, incluindo o novo AME de Amparo.

A instalação dessas unidades é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, mediante encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

 

AMEs com profissionais habilitados em Libras:

AME Américo Brasiliense

AME Assis

AME Atibaia

AME Barretos Cirúrgico

AME Barretos Clínico

AME Caraguatatuba

AME Carapicuíba

AME Catanduva

AME Dracena

AME Franca

AME Geraldo Bourroul

AME Heliópolis – Barradas

AME Interlagos

AME Itapeva

AME Itapevi

AME Jales

AME Jardim dos Prados

AME Jundiaí

AME Lorena

AME Limeira

AME Maria Zélia

AME Mauá

AME Mogi das Cruzes

AME Pariquera-Açu

AME Piracicaba

AME Praia Grande

AME Promissão

AME Psiquiatria Vila Maria

AME Sorocaba

AME Santa Fé do Sul

AME Santos

AME São José do Rio Preto

AME Taboão da Serra

AME Tupa

CRI Zona Norte