4 mil balões nos céus de SP lembram luta contra Aids

4 mil balões nos céus de SP lembram luta contra Aids

Iniciativa do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na segunda-feira, também contará com simpósio onde especialistas falarão sobre rede de atendimento e avanços

 

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e referência internacional para o tratamento de doenças infecciosas, celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de Dezembro), com a realização de  um simpósio sobre atendimento público e as expectativas sobre a cura da Aids. Após o evento também acontecerá a tradicional soltura de 4 mil balões vermelhos para reforçar simbolicamente a importância da conscientização sobre doença.

O simpósio terá início às 10h30, no anfiteatro “Professor Ivan de Oliveira Castro”, que fica no hospital, e deverá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Uip e do médico infectologista Ésper Kallas, uma das maiores autoridades sobre Aids no país, falando sobre panorama atual, no mundo, das pesquisas sobre a cura da Aids.

“O Emílio Ribas, como hospital de referência para tratar HIV e Aids historicamente enfrentando esta epidemia, se vê na obrigação de tomar esta iniciativa e de atualizar a sociedade sobre os avanços da tecnologia e sobre as expectativas da medicina em relação à doença”, disse o infectologista Luiz Carlos Pereira Júnior, diretor técnico do instituto

Após o simpósio, acontecerá a soltura de 4 mil balões vermelhos em frente a Casa Rosada, sede administrativa do hospital. A soltura é simbólica e acontece há 20 anos.

Hoje o Emílio Ribas tem 200 leitos de internação e, em média, 70% são utilizados para acolhimento a pacientes soropositivos.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas fica na Avenida Doutor Arnaldo, 165, Pinheiros. A entrada para o simpósio e a soltura de balões é aberta ao público e gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

 

SIMPÓSIO

Anfiteatro “Professor Ivan de Oliveira Castro”

 

10H30 – ABERTURA OFICIAL

LUIZ CARLOS PEREIRA JÚNIOR

Médico infectologista e pesquisador

diretor técnico do Instituto Emílio Ribas

 

10H35 – “REDE ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS”

PROFESSOR DOUTOR DAVID UIP

Médico infectologista, livre docente pela Faculdade de Medicina da USP, Secretário de Estado da Saúde

 

11H “A CURA DA AIDS: ESTAMOS PRÓXIMOS?”

PROFESSOR DOUTOR ÉSPER GEORGE KALLÁS

Médico infectologista e imunologista

Livre docente da Faculdade de medicina da USP

Professor Associado e Pesquisador da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia

 

11H40 COFFEE

 

SOLTURA DE BALÕES

12H

Em frente à Casa Rosada

COMENTÁRIOS