7 dicas para não dar férias ao Aedes aegypti

7 dicas para não dar férias ao Aedes aegypti

O combate ao Aedes deve ocorrer dentro e fora de casa. E mesmo durante as férias e viagens, não dá para esquecer dos possíveis pontos de criação do mosquito.

De acordo com balanço inédito realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em média, 2.5 criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya são encontrados em cada residência do Estado de São Paulo.

A pesquisa classificou os tipos de recipientes em: depósitos elevados (sótãos/forros); depósitos não elevados (ao nível do solo); móveis (vasos de plantas, garrafa pet, potes plásticos); fixos (calhas, lajes, piscinas) pneus; passíveis de remoção (toldos, entulhos, sucatas) e os naturais (plantas, ocos de árvore, bambu por exemplo).

“Manter o meio ambiente limpo e preservado contribui para a saúde coletiva. Como 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão nas residências, pedimos a colaboração de toda a população para combater o mosquito e, assim, garantir a prevenção contra dengue, zika e chikungunya”, diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“É necessário que estejamos conscientes da possibilidade de combater a dengue se mantivermos os focos de prevenção. Portanto, é um trabalho de todos nós evitar que águas paradas fiquem dentro de nossas casa”, completa o Superintendente da Sucen, Marcos Boulos.

É importante também conversar e mobilizar amigos, vizinhos e colegas de trabalho sobre os perigos do mosquito. Dá uma olhada nas dicas que preparamos para você que vai viajar e não quer dar férias ao Aedes aegypti.

1. Vede a caixa d’água, galões, poços e tambores

1

 

2. Não deixe garrafas, potes, baldes e pneus ao relento. Se esses itens precisarem ficar na área externa, cubra-os ou vire a boca para baixo

Alte Reifen illegal in der Natur abgelegt

 

3. Tire os pratinhos das plantas ou coloque um que seja justo ao tamanho do vaso

Potted house plant isolated in white background

 

4. Se tiver piscina, tampe-a

Man cleaning swimming-pool

 

5. Abaixe a tampa do vaso sanitário

bathroom with shale tiles

 

6. As bandejas do ar-condicionado, geladeira e quaisquer eletrodomésticos devem estar secas

2

 

7. Antes de sair em viagem, faça uma faxina completa na casa e elimine qualquer possível criadouro

Office Windows Cleaning. Male Worker Cleaning Glass Walls in the Office Area. Cleaning Service.

COMENTÁRIOS