7 perguntas sobre vacinação contra a Gripe| #SaúdeResponde

7 perguntas sobre vacinação contra a Gripe| #SaúdeResponde

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha de vacinação contra gripe em 2017 ocorrerá por etapas para o público-alvo, já que as vacinas estão sendo entregues gradativamente para os estados (veja as etapas abaixo).

Além do início da imunização no dia 17 de abril para idosos e profissionais de saúde, a próxima etapa ocorre a partir do dia 24 de abril para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas e população indígena.

No dia 2 de maio a vacinação se estende para pacientes com comorbidades e doenças crônicas, e a partir do dia 8 de maio para professores da rede pública e privada de ensino. No total, a meta é imunizar cerca de 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha.

É importante ressaltar que nada impede que o paciente de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada, por exemplo no dia 17, tome a vacina nas semanas seguintes em que os novos grupos passaram a recebe-la. As doses estarão disponíveis nos postos de vacinação normalmente, desde que respeitada a data de início para cada grupo.

Neste ano o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe está marcado para o dia 13 maio e a campanha ocorre até o dia 26, para todo o público-alvo em todo o Estado, e a população contará com mais de 4 mil postos de vacinação, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. “A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, destaca.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2017, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Neste ano, até o mês de março, foram notificados 121 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, deste total, 59 relacionados ao A (H3N2) e um total de 14 óbitos, sendo 7 relacionados a H3N2.

Etapas Campanha de Vacinação Contra Gripe 2017

  • Etapa 1: a partir do dia 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais.
  • Etapa 2: a partir do dia 17 de abril : trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e idosos com 60 anos ou mais de idade.
  • Etapa 3: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças com pelo menos 6 meses e menores de 5 anos e indígenas.
  • Etapa 4: a partir do 2 de maio: pacientes com comorbidades e doenças crônicas.
  • Etapa 5: a partir do dia 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores.
  • Dia 13 de maio – Dia “D”

 

Confira a seguir 7 perguntas sobre a vacinação contra a gripe: 

1. A vacina contra a gripe causa gripe? 

2. Quem deve tomar a vacina contra a gripe? 

3. Quem não pode tomar a vacina contra a gripe? 

4. Quem usa corticoide pode tomar a vacina contra a gripe? 

5. Tomei a vacina contra a gripe, já estou imunizado? 

6. Quem tomou a vacina contra a gripe em 2016 precisa tomar neste ano?

7. O que é preciso para um cardíaco tomar a vacina contra a gripe? 

COMENTÁRIOS