8 novas unidades estaduais recebem certificação pela ONA

Neste momento, há 24 instituições no Estado que são contempladas pelas acreditações de “bronze”, “prata” e “ouro”

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo parabeniza todas as unidades estaduais que foram certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em razão da excelência no serviço de atendimento e do desempenho no decorrer dos últimos anos.

Neste ano, foram premiadas com tal honraria, oito unidades estaduais: os institutos de Radiologia e de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas da FMUSP; o AME Barradas; o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini; os hospitais gerais de Itapevi e de Itapecerica da Serra; o Hospital Regional do Vale do Paraíba; e o Hospital Estadual Américo Brasiliense. Ao todo, neste momento, 24 unidades estaduais são certificadas, sendo oito intituladas “Acreditado”; sete “Acreditado Pleno”; e nove “Acreditado com Excelência”.

Vale ressaltar que o certificado de bronze (Acreditado) é designado para as instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. No caso do certificado de prata (Acreditado Pleno)  é para as instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Já nos parâmetros do certificado de ouro (Acreditado com Excelência) é para as instituições que apresentam excelência em gestão, ou seja, a instituição deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Na capital paulista e grande São Paulo, 19 unidades entre hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) têm os certificados, dentre eles, os hospitais estaduais de Sapopemba, Mário Covas e Vila Alpina, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos.

“Diariamente, lutamos para garantir o devido atendimento aos usuários e, este reconhecimento da ONA, é mais uma prova da efetividade do trabalho que realizamos nas instituições estaduais de saúde pública. Portanto, ter hospitais certificados é mais uma demonstração de credibilidade, no qual todos os procedimentos de atendimento a saúde são analisados minuciosamente para evitar danos aos pacientes e servidores, garantindo a máxima segurança nos cuidados prestados à todos”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Sobre a ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que promove um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, busca melhorar a qualidade da assistência no país.

O processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais: voluntário (a unidade de saúde que opta por ser avaliada), periódico (avaliações constantes durante o período de validade do certificado) e reservado (as informações coletadas pela organização no processo de avaliação não são divulgadas).

Confira a lista das unidades estaduais acreditadas:

AME São José dos Campos – Acreditado com Excelência (Val. 05/2017)

AME de Mogi das Cruzes – Acreditado (Val. 06/2016)

AME Luiz Roberto Barradas Barata – Acreditado com Excelência (Val. 04/2018)

Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos – Acreditado Pleno (Val. 11/2016)

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo – Acreditado com Excelência (Val. 02/2016)

Hospital Estadual Américo Brasiliense – Acreditado (Val. 08/2017)

Hospital Estadual de Diadema – Acreditado com Excelência (Val. 12/2015)

Hospital Estadual de Sapopemba – Acreditado Pleno (Val. 11/2015)

Hospital Estadual Mário Covas de Santo André – Acreditado Pleno (Val. 07/2016)

Hospital Estadual de Sumaré – Acreditado com Excelência (Val. 10/2015)

Hospital Estadual Vila Alpina – Acreditado com Excelência (Val. 01/2016)