Pular para o conteúdo

Mutirão de catarata irá operar 6 mil pessoas em dois meses no Estado

 Cirurgias extras para agilizar atendimento ocorrem em 34 AMEs do Estado; investimento do governo de SP é de R$ 2 milhões

 

Até o final do mês de março, os pacientes que estão preparados para o procedimento de catarata e já estão cadastrados, poderão realizar sua cirurgia nos 34 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que oferecem o procedimento. O anúncio do mutirão foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (09), no AME Barrada. “A expectativa do Governo é realizar 6 mil cirurgias de catarata e praticamente zerar a fila de pacientes que aguardam o procedimento no SUS”, disse Alckmin.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                   foto:Governo do Estado de São Paulo

Capturar xxx

Através do governo estadual, serão investidos R$ 2 milhões extras para concretização do mutirão. “Nós realizamos duas mil cirurgias por mês, em média. Com o mutirão, vamos aumentar este número em 50%, em dois meses. Toda vez que você consegue acrescentar serviços de cirurgia e diminuir a fila, você trás muitos benefícios para o povo”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

As cirurgias serão realizadas, até o final de março, em 34 AMEs localizados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista. As unidades organizaram sua rotina e ampliaram a capacidade de agendamentos, com a finalidade de atender aos pacientes que já possuem indicação cirúrgica de catarata e estão preparados para passar pelo procedimento.

O AME Barradas que faz atendimento de média e alta complexidade em regime ambulatorial, será uma das 34 Unidades que vão participar do mutirão. “Desde 2010 nós já realizamos mais de 9.900 cirurgias de catarata, com o mutirão conseguimos aumentar nossos procedimentos padrões que já realizamos mensalmente e com isso diminuímos ainda mais a fila do AME”, explicou o s Superintendente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME)Barradas, Dr. Paulo Quintaes.

A dona Helena Joaquim, 90 anos, foi uma das pacientes do AME Barradas que passou pelo procedimento cirúrgico através do mutirão, nesta sexta “Eu tinha operado de um olho pelo mutirão há cerca de quatro meses, agora voltei e fiz a cirurgia do outro olho, foi tudo muito rápido aqui no AME”, agradeceu.