Pular para o conteúdo

A Cidade de São Paulo é referência nacional no atendimento de urgência e emergência

 

A cidade de São Paulo é considerada referência nacional e até mesmo internacional no atendimento de urgência e emergência graças ao trabalho e dedicação do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), que neste ano completou 28 anos, e tem uma trajetória de sucessos e admiração por parte da sociedade.

Esteve presente em tragédia históricas, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1993), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga, no interior paulista (2010) e Alagoas (2010).

Considerada a “tropa de elite” o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU) vinculado a Secretaria de Estado da Saúde atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Grupamento de Rádio Patrulha Aérea, da Polícia Militar do Estado de São Paulo proporcionando um melhor atendimento às emergências médicas traumáticas, colaborando para a redução do índice de mortalidade das vítimas de acidentes, bem como minimizando as sequelas das lesões sofridas e reduzindo os períodos de permanência hospitalar.

Os médicos e enfermeiros recebem treinamentos contínuos envolvendo situações como negociações em sequestros, com artefatos explosivos, busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento em altura, ações aéreas de resgate médico, por meio de helicópteros Águias da Polícia Militar.

“É importante capacitar e treinar esses profissionais para que eles exerçam um bom trabalho”, comentou o Diretor Técnico de Saúde do GRAU, Dr. Ricardo Vanzetto.

Além do treinamento, outro fator que Vanzetto considera importante para trabalhar com urgência e emergência, é “a vocação, quando o profissional tem vocação, ele vai executar o trabalho com perfeição”.

O GRAU destaca-se pelo seu desempenho e atuação na área de urgência e emergência e tornou-se um modelo para outros estados, tanto que Vanzetto já compartilhou as experiências com o nordeste e, agora no Rio de Janeiro no dia 24/03/2018, vai palestrar sobre “Preparo para o Atendimento a Múltiplas Vítimas: Preparos e Protocolos” no Simpósio de Trauma e Emergência.

“O  Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU) é referência e modelo para todo o país. O Estado de São Paulo recebe atendimento diferenciado com o GRAU ”, explica o secretário de Estado da Saúde, David Uip.