Pular para o conteúdo

A hora é Agora SP: Pegue o seu teste de HIV gratuitamente

O autoteste é um novo teste de triagem para HIV. Nele o teste é feito e interpretado, de maneira simples e rápida, pela própria pessoa, na hora e lugar que desejar, sem a necessidade de um laboratório nem de um profissional da saúde.

O autoteste detecta anticorpos anti-HIV presentes em secreções da boca (fluido oral). Esses anticorpos geralmente passam a ser detectados 25 a 30 dias após a infecção pelo vírus HIV. Isso significa que algumas pessoas podem estar infectadas pelo HIV e ter um autoteste com resultado ainda não reagente/negativo. As pessoas produzem anticorpos em prazos diferentes e algumas podem levar até 90 dias para terem anticorpos detectáveis. Depois desse período o autoteste é bastante eficiente na identificação de pessoas que vivem com HIV.

A facilidade, segurança e eficiência na realização do autoteste permitem que, com o seu uso, seja possível ampliar significativamente a cobertura de testagem para HIV, principalmente em populações que não têm acesso à testagem convencional para HIV.

A realização do autoteste é fácil e rápida, necessitando apenas da coleta de um pouco de fluido oral com uma haste plástica contida no kit, seguindo as orientações do vídeo explicativo disponível nesta plataforma digital. Após realizar o teste, você deverá informar isso nesta plataforma digital para receber as orientações correspondentes a cada um dos possíveis resultados (positivo, negativo ou inconclusivo).

Em caso de um resultado reagente/positivo no autoteste, você deverá comparecer a um dos serviços de saúde indicados para realizar um teste confirmatório. O teste confirmatório será feito com algumas gotas de sangue, coletados por punção do seu dedo. Somente se o teste confirmatório resultar reagente/positivo,poderemos ter certeza que você está infectado pelo HIV e, nesse caso, será apresentada a lista de Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS, disponíveis em São Paulo, onde você poderá iniciar seu tratamento e acompanhamento clínico. Você será encaminhado para o acompanhamento clínico adequado no serviço que escolher e o tratamento lhe será fornecido gratuitamente pelo SUS. O teste rápido confirmatório está disponível na rede pública do município de São Paulo. No entanto, os serviços indicados nesta plataforma estarão especificamente habilitados para receber os participantes do projeto.

Os riscos envolvidos na sua participação estão relacionados com a possibilidade de sofrimento psicológico e danos sociais decorrentes da realização de uma testagem para o HIV. Por causa disso, disponibilizaremos para os participantes do estudo uma linha direta gratuita 24 horas (de segunda a sexta feira das 8hs às 18hs – Disque DST/Aids – 0800 16 25 50, após as 18hs e aos sábados, domingos e feriados – (11) 96931-3838) com aconselhadores treinados para auxiliá-lo com o manejo do eventual sofrimento psicológico relacionado à autotestagem.