Pular para o conteúdo

Ação da Rede Lucy Montoro conscientiza motociclistas

Na última quarta-feira (18), o Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa, em parceria com o programa Respeito à Vida e o Sindicato dos Motoboys de São Paulo (SindimotoSP), recebeu motoboys com games interativos e vivências para alertar sobre as consequências dos acidentes de trânsito.

“Essa ação é uma oportunidade para trabalhar a conscientização do respeito à vida e a prevenção de acidentes de trânsito”, comenta o enfermeiro da Rede Lucy Montoro, Antenor Bispo.

A iniciativa integrou as mais de mil ações promovidas pelo Governo do Estado na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

“O evento é muito importante porque ensina ao motoqueiro o que pode acontecer  se o motociclista não estar atento ao trânsito e se acidentar”, diz a motogirl Morena Bernarde.

Acidentes de trânsito podem trazer sérios riscos para os envolvidos. É o caso de Reginaldo Santos que, após se acidentar em 2008, ficou paraplégico. “Entrei no Lucy Montoro em 2010 e o Instituto me deu todo o apoio na minha reabilitação”, revela.

A programação contou com um game interativo sobre as lesões decorrentes da violência no trânsito, além do desafio de vivenciar algumas situações sob a ótica da pessoa com deficiência, como se locomover com cadeira de rodas e também experimentar modalidades do esporte adaptado, como vôlei sentado. No final, uma roda de conversa com quatro pacientes da Rede, todos vítimas de acidente de moto mas com lesões diferentes, conversaram com os motoboys.