Pular para o conteúdo

Ações de conscientização da EMTU marcam Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Nesta segunda-feira (25), no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos faz uma ação na Estação Brás com o objetivo de difundir informação e chamar atenção para esse problema, incentivando as mulheres a buscar ajuda, denunciar e também inibir o agressor.

Voluntários vão orientar as mulheres com dicas de segurança, saúde e educação financeira. A violência contra a mulher é um dos grandes desafios dos direitos humanos e afeta mulheres independentemente de cor, raça e classe social.

A iniciativa é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e com a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que lançaram este ano a plataforma SOS Mulher. Desenvolvida pela Prodesp, a plataforma disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em risco de sofrer violência doméstica.

O site também incentiva o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres, além de disponibilizar links para o aplicativo SOS MULHER, idealizado pela Polícia Militar, e detalhes sobre todos os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.

Terminais – Também na segunda-feira, os passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU vão poder participar de uma roda de conversa com o Bem Quer Mulher (BQM), um programa criado em 2004 com apoio da ONU Mulheres. As agentes do BQM vão esclarecer dúvidas, acolher e orientar as passageiras. A ideia é transformar medos e receios em confiança e superação.  As vítimas que quiserem podem ser encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão conversar com os passageiros para esclarecer dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição que, há 21 anos, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

 

Serviço:

25/11

Ação com dicas de segurança, saúde e independência financeira

Estação Brás – Espaço Cultural da CPTM

7h às 14h

 

Programa Bem Querer Mulher

Terminal Metropolitano Jabaquara – EMTU

Nelson Fernandes s/n

10h às 14h

 

ONG Beth Lobo

Terminal Diadema – EMTU

Av. Conceição s/n – Pq. Mamede

14h às 16h