Ações nos terminais da EMTU marcam o mês do cuidado com a saúde mental

Ações nos terminais da EMTU marcam o mês do cuidado com a saúde mental

A EMTU/SP preparou neste primeiro mês do ano três ações para conscientizar a população que utiliza os terminais metropolitanos do Corredor ABD sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. As atividades estão acontecendo desde o dia 8 de janeiro, com novas edições dias 17 e 20 de janeiro, das 10h às 14h.

Nesta sexta (17), a Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) estará no Terminal Metropolitano Diadema. Esquetes teatrais com o tema “Cuidar-se começa ao conhecer seus próprios sentimentos” vão mostrar personagens do dia-a-dia e suas angústias, preconceitos, medos e tristezas. O objetivo é promover o autocuidado e a reflexão sobre si mesmo e entender suas necessidades emocionais.

“É de extrema importância levar essa conscientização para a população, principalmente para as mulheres, com encaminhamento, acompanhamento e uma roda de conversa com apoio da psicóloga”, comenta a coordenadora do Bem Querer Mulher, Maria Lúcia da Silva

“É um tema da maior importância. Vejo cuidado e zelo e competência das profissionais envolvidas, que, além de falar sobre a importância do tema, falam sobre os cuidados de preservação da saúde mental. Muito legal”, conta Elson Anacleto, usuário da EMTU.

O Terminal Santo André Leste recebe no dia 20/01 o grupo de psicodramatistas e psicólogos do NEPSAR, que interagem com os passageiros por meio de peças com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Haverá também exposição de fotos, banners e dinâmicas que tratam de assuntos como a importância de se comunicar e dialogar sobre as dores emocionais.

A Organização Mundial da Saúde, em dados divulgados em 2018, estima que o Brasil seja o país mais ansioso do mundo, com cerca de 9,3% da população, ou 18 milhões de brasileiros, com algum transtorno relacionado à ansiedade. Estudos do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes apontam que 13% dos jovens brasileiros entre 6 e 16 anos possuem transtornos mentais.

Janeiro Branco – é uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e o quanto elas conhecem de suas emoções e pensamentos. Psicólogos de Uberlândia-MG iniciaram o movimento em 2013 aproveitando que em janeiro as pessoas tendem a estarem mais reflexivas sobre o ano e abertas a mudanças em suas vidas.

 

SERVIÇO

 

Data: 17/01

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço:
 Avenida Conceição, 7.000, Parque Mamede – Diadema/SP

  

Data: 20/01

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São André Leste

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP

COMENTÁRIOS