Pular para o conteúdo

Afinal, qual a diferença entre gripe e resfriado?

Mudanças bruscas na temperatura fazem com que mais pessoas fiquem em locais fechado, aumentando a chance de transmissão de gripes ou resfriados. Mas, afinal, qual a diferença entre as duas doenças? O chamado “pré-diagnóstico” pode ser feito pelo próprio paciente e ajudá-lo a tomar a iniciativa de procurar atendimento médico.

Tanto gripes quanto resfriados são doenças infecciosas. Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é causado, na maioria das vezes, pelo Rhinovírus. O que irá definir a diferença entre um quadro de gripe e o de resfriado serão sempre os sintomas e o nível de agressividade deles.

De acordo com o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, o resfriado tem sintomas muito mais brandos e pode ser tratado em casa, com reforço na hidratação, boa alimentação, antitérmicos e analgésicos de costume, além de repouso.

Já no caso da gripe, a visita ao médico é imprescindível, já que a doença pode ter complicações sérias. A gripe é uma doença tão importante, que hoje já existe tanto vacina, quanto remédios específicos para tratá-la. “Na gripe, o comprometimento da saúde é tão forte que impede as pessoas de atuar no seu dia a dia, tanto nas atividades profissionais, quanto nas pessoais”, afirma o médico.

O resfriado costuma surgir lenta e gradativamente, enquanto os sintomas da gripe surgem sempre de forma repentina, “derrubando” a pessoa. Outro aspecto importante é que sintomas como espirro e coriza são quadros típicos de resfriados, e não de gripe.

Em pessoas saudáveis, a gripe se caracteriza pela combinação de tosse seca, febre com mais de 38ºC e mais um sintoma (veja lista abaixo). Para quem está em situação de risco, no entanto, não é preciso apresentar um terceiro sintoma. A visita ao médico é recomendável já pelo fato de febre e tosse se manifestarem juntas.

A maior preocupação com as complicações da gripe deve girar em torno de idosos, grávidas e pessoas com outros problemas de saúde crônicos (hipertensão, Aids, diabetes, problemas no coração, dentre outras doenças). Tanto que os grupos mais suscetíveis são o público-alvo prioritário das campanhas de vacinação contra Influenza na rede pública de saúde.

Segundo Gorinchteyn, para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel constantemente para a higienização, evitar lugares com portas e janelas fechados e não levar as mãos ao rosto após contato com superfícies não higienizadas.

> Conheça os principais sintomas de resfriados e gripes:

 RESFRIADO

  • Início: se instala de forma lenta
  • Duração: média de quatro dias
  • Febre: sim, de no máximo 38 graus
  • Tosse: não há ou surge apenas na reta final da doença
  • Espirro (coriza/nariz vermelho): sim, são características peculiares dos resfriados
  • Dores no corpo: não fazem parte das características do resfriado

 

GRIPE

  • Início: se instala de forma rápida, de uma hora para outra
  • Duração: média de sete dias
  • Febre: sim, com mais de 38 graus
  • Tosse: sim, é um sintoma típico da gripe, principalmente, a tosse seca
  • Espirro (coriza/nariz vermelho): não, ao contrário do que muita gente pensa, não faz parte dos sintomas característicos dagripe
  • Dores no corpo: sim, são uma das características mais peculiares da gripe