Pular para o conteúdo

Agita Galera será realizado no próximo domingo (7)

O evento, realizado anualmente, integra a programação pelo “Dia Mundial da Atividade Física”, celebrado no dia 6 de abril.  A caminhada é aberta para a população e apresenta este ano o tema “Vida Ativa – Vida Longa”.

A expectativa dos organizadores é que o tema leve as pessoas a refletirem não somente sobre os benefícios biológicos obtidos com a adoção de um estilo de vida fisicamente mais ativo, mas também em relação aos benefícios psicossociais, afetivos e emocionais obtidos

Para tanto será mais uma vez realizada a tradicional caminhada em prol da cidadania ativa, saúde e qualidade de vida.  Toda a população da cidade está convidada a participar desta que é a mais democrática e acessível prática de atividade física para a saúde, a caminhada.

 

Programa

O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Em um processo de planejamento de dois anos, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) buscou a parceria de profissionais dos principais centros do Brasil e do exterior, de onde se destacam o Aerobic Research Center e o CDC, dos Estados Unidos, o Health Education Authority, na Inglaterra, e do Active Australia, entre outros.

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996, com implantação em fevereiro de 1997, por meio do suporte de várias organizações.

Atualmente, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, populações alvo, estratégias, ações e resultados desejados.