“Agita Saúde” promove a atividade física no Parque Villa-Lobos neste sábado

Público poderá participar de exercícios como alongamento, dança, caminhada e ‘cãominhada”; carreta vai ofertar mamografia grátis

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 24 de maio, no Parque Villa-Lobos, zona Oeste da capital, o “Agita Saúde”, um dia inteiro dedicado à promoção e à conscientização da importância dos hábitos saudáveis e da prática da atividade física.

Realizado em parceria com o Centro de Estados do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e com 12 conselhos regionais de profissionais de saúde, o “Agita Saúde” manterá, das 9h às 17h, diferentes atividades distribuídas em 16 barracas de atendimento e um palco central.

Aberto ao público, os visitantes do parque poderão participar de atividades físicas, como alongamento, danças, caminhada e “cãominhada”. Haverá também um campo inflável para crianças praticarem chute a gol.

Nas barracas, além de receber orientações e materiais informativos sobre hábitos saudáveis (a exemplo dos riscos do consumo do álcool, tabaco e outras drogas), a população poderá realizar exames de bioimpedância (que mede os índices de água, músculo e gordura corpórea), avaliação de postura, autoavaliação para prevenção do câncer bucal, oficina de voz e medição do impacto na audição do fone de ouvido.

Além disso, o evento ainda contará com uma carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, que oferece mamografia grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Entre as atrações previstas no palco central está uma palestra de orientações de proteção à saúde com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”.

Com expectativa de reunir cerca de 3 mil pessoas em atividades simultâneas, o “Agita Saúde” conta com a colaboração de 12 Conselhos Regionais: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Química.

“É uma importante oportunidade para conscientizar a população que saúde não é apenas a ausência de doença, mas também prevenção por meio de atividade física diária e alimentação saudável”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O Parque Villa Lobos fica na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros.

“Agita Saúde” – Quadro de atividades

Atividades do Palco Principal – 9h às 17h

– Aquecimento

– Atividades de Academia