Agosto Dourado: Terminal Santo André recebe especialistas em amamentação

Agosto Dourado: Terminal Santo André recebe especialistas em amamentação

Como parte da programação preparada pela EMTU/SP para o Agosto Dourado, os terminais São Mateus e Santo André receberão equipes especializadas em aleitamento materno para orientar os passageiros.

A ação acontece nesta segunda-feira (12), das 10h às 14h. Agentes do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein estarão no Terminal Santo André para falar sobre os benefícios do leite materno para a saúde da criança. Serão distribuídos panfletos sobre o tema, incluindo a necessidade de doação de leite materno. O hospital é o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC e conta com um banco de leite humano capaz de armazenar mil litros para alimentar bebês na UTI neonatal e ajudar mães que não podem amamentar.

Segundo especialistas do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, o leite materno alimenta e imuniza contra infecções respiratórias, diabetes, alergias e demais patologias. Deve ser a alimentação exclusiva até os seis meses e mantida até os dois anos de idade ou mais. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em artigo publicado  em abril deste ano, a ação de sugar do bebê é uma espécie de esfoliação para o tecido mamário, promovendo a renovação das células. A Sociedade Brasileira de Pediatria, em publicação de agosto do ano passado, afirma que a amamentação diminui a probabilidade de tumor de mama em 4,3% e de câncer do endométrio em 11%.

Agosto Dourado – Em 1992, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiram que a primeira semana de agosto seria focada no aleitamento materno. No Brasil, a lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, deu ao oitavo mês do ano a cor dourada, criando o Agosto Dourado. O objetivo é incentivar ações de orientação e conscientização sobre o assunto.

SERVIÇO

Evento: Agosto Dourado

Data: 12 de agosto

Horário: das 10h às 14h

Local: Segunda-feira (12) – Terminal Metropolitano Santo André Leste

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n, Centro, Santo André/SP

 

COMENTÁRIOS