Pular para o conteúdo

Agosto Dourado: Terminal São Mateus recebe especialistas em amamentação


 
Como parte da programação preparada pela EMTU/SP para o Agosto Dourado, o terminal São Mateus recebe equipe especializada em aleitamento materno para orientar os passageiros.

A ação acontece nesta sexta-feira (9), das 10h às 14h, em parceria com a Associação Rosa Mulher. Voluntárias da ONG explicarão ao público que, além de nutrir o bebê, amamentar também pode proteger a mãe contra alguns tipos de câncer, como o de endométrio e o de mama, foco principal do trabalho dessa instituição que há sete anos orienta e apoia as vítimas da doença.

Segundo especialistas do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, o leite materno alimenta e imuniza contra infecções respiratórias, diabetes, alergias e demais patologias. Deve ser a alimentação exclusiva até os seis meses e mantida até os dois anos de idade ou mais. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em artigo publicado  em abril deste ano, a ação de sugar do bebê é uma espécie de esfoliação para o tecido mamário, promovendo a renovação das células. A Sociedade Brasileira de Pediatria, em publicação de agosto do ano passado, afirma que a amamentação diminui a probabilidade de tumor de mama em 4,3% e de câncer do endométrio em 11%.

Agosto Dourado – Em 1992, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiram que a primeira semana de agosto seria focada no aleitamento materno. No Brasil, a lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, deu ao oitavo mês do ano a cor dourada, criando o Agosto Dourado. O objetivo é incentivar ações de orientação e conscientização sobre o assunto.

 

SERVIÇO

Evento: Agosto Dourado

Datas: 9 de agosto

Horário: das 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adelia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP