Pular para o conteúdo

Alckmin amplia tratamento de câncer pelo SUS no Alto Tietê

Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos poderá atender, anualmente, 1,2 mil pacientes novos. Novo serviço integra a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta segunda-feira, 2 de março, às 10h, o Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos (HGG). Com investimento de R$ 3,7 milhões em obras de adequação e contratação de equipamentos e profissionais terceirizados, o novo serviço oferecerá tratamento de câncer a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, com destaque para a população de Guarulhos e do Alto Tietê.

O Centro tem capacidade para atender 1,2 mil novos casos de câncer, por ano, e poderá realizar 4,8 mil sessões de quimioterapia e 7,2 mil de radioterapia anualmente, quando estiver em pleno funcionamento. Para tanto, foram contratados 19 profissionais, entre os quais estão três médicos oncologistas e dois radiologistas.

O Centro foi implantado num prédio anexo ao hospital, com área de 645 m². Possui cinco consultórios de oncologia clínica; salas específicas para manipulação de quimioterápicos e aplicação, com 8 poltronas; vestiários para pacientes que serão submetidos à radioterapia; sala de preparação de moldes para sessões radioterapêuticas; casamata, onde está instalado o acelerador linear, além de uma sala de comando do aparelho.

Desde segunda-feira, 23 de fevereiro, nove pacientes já passaram por sessões de radioterapia no local. As atividades foram iniciadas imediatamente após a liberação do alvará para utilização do acelerador linear, fornecido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no último dia 20.

O serviço oferecerá uma radioterapia diferenciada, denominada TBI (do inglês Total Body Irradiation), que permite a irradiação do corpo inteiro, contribuindo para a eliminação de células doentes em tecidos não tão facilmente alcançados pela quimioterapia, por exemplo.

Os procedimentos quimioterápicos também estão ocorrendo no novo setor. Entre outubro de 2014 e janeiro deste ano, o atendimento ambulatorial e as aplicações foram realizadas enfermaria do hospital, para agilizar o tratamento dos casos regulados pela à Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Nesse período, foram feitas mais de 90 consultas e retornos, cerca de 30 sessões de quimioterapia e 145 atendimentos não médicos, na área de Psicologia e Enfermagem.

Nos dois meses iniciais (março e abril), poderão ser realizadas 150 sessões de quimioterapia e 150 de radioterapia. As atividades serão ampliadas no decorrer do ano de forma gradativa e, até dezembro, o número de sessões poderá chegar a 400 e 600 dos respectivos procedimentos.