Alckmin apresenta programa “Saúde em Ação” para 71 prefeitos do Estado

O governador Geraldo Alckmin recebe nesta quinta-feira (5) os prefeitos eleitos de 71 municípios do Estado para apresentar o programa “Saúde em Ação”, parceria do Governo do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A iniciativa realizará 163 obras na área da saúde, entre a construção e reformas de clínicas (unidades básicas de saúde) e de hospitais.

O programa conta com um investimento total de R$826 milhões, e prevê a realização de obras de construção e reformas de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nas regiões do Vale do Jurumirim, Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte. Grande parte destas obras de construção das clínicas e dos hospitais de Registro e de Caraguatatuba já estão em andamento. Também serão reformados os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) dos município de Sorocaba, Campinas e Taubaté.

Além das obras, o programa “Saúde em Ação” vai modernizar e articular a sua rede de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados, desenvolvidas a partir de um estudo da Secretaria da Saúde que levou em conta indicadores de saúde, econômicos e sociais, e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas.

Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado. “O governo do Estado de São Paulo vem buscando, cada vez mais, novas parcerias que facilitem o financiamento de projetos desenvolvidos com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população a serviços de saúde modernos, bem equipados e próximos de suas residências”, diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O secretário destaca que a parceria com o BID, além de proporcionar a construção e reforma de unidades, irá permitir a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa.

Litoral Norte

A região do Litoral Norte vai receber R$ 228 milhões que serão investidos em 17 obras. Veja abaixo as cidades beneficiadas:

Novas obras: 12

UBS: 2 Ubatuba, 1 Caraguatatuba e 2 São Sebastião

CAPS: 2 Ubatuba, 1 Ilha Bela, 2 São Sebastião e 1 Caraguatatuba

Hospital: 1 hospital em Caraguatatuba

Reformas: 5

UBS: 3 Ubatuba

DRS: 1 Taubaté

Santa Casa: 1 Caraguatatuba

Região Metropolitana de Campinas

A região vai receber um investimento de R$ 238 milhões em 76 unidades.

Novas obras: 53

UBS: Campinas 9, Indaiatuba 1, Monte Mor 3, Itatiba 5, Vinhedo 1, Morungaba 1, Cosmópolis 2, Hortolândia 2, Sumaré 5,  Santa Bárbara do Oeste 3, Pedreira 2, Nova Odessa 2, Jaguariúna 2, Holambra 1, Arthur Nogueira 1, Sumaré 1, Paulínia 3, Indaiatuba 1, Americana 2

CAPS: Cosmópolis 1, Santa Bárbara do Oeste 1, Americana 1, Valinhos 1, Campinas1

AME: Campinas 1

Reformas: 23

UBS: Campinas 9, Cosmópolis 1, Hortolândia 1, Sumaré 1, Pedreira 1, Itatiba 1, Americana 1, Holambra 1, Arthur Nogueira 1, Engenheiro Coelho 1 e Santo Antonio da Posse 1

CAPS: Campinas 1, Itatiba 1, Pedreira 1

DRS: Campinas 1

Vale do Jurumirim

Cerca de R$ 81 milhões serão investidos em 26 unidades espalhadas pelos municípios da região.

Novas Obras: 19

UBS: Paranapanema 2, Coronel Macedo 1, Fartura 1, Pirajú 2, Sarutaiá 1, Taguaí 2, Avaré 2, Manduri 2, Cerqueira César 1, Iaras 1, Itaporanga 1

CAPS: Pirajú 1

AME: Avaré 1

DRS Bauru 1

Reformas: 7

UBS: Avaré 1, Águas da Sta Bárbara 1, Arandu 1, Tejupá 1, Itaí 1, Taquarituba 1, Barão de Antonina 1

Vale do Ribeira

O projeto “Saúde em Ação” vai investir na região R$ 152 milhões para construir 18 novas unidades.

Novas: 18

UBS: Registro 1, Barra do Turvo 1, Jacupiranga 1, Miracatu 1, Sete Barras 1, Pedro de Toledo 1, Iporanga 1, Eldorado 1, Pariquera Açu 1, Ilha Comprida 1, Cajati 1, Cananeia 1, Juquiá 1, Itariri 1, Iguape 1

CAPS: Jacupiranga 1,

Hospital: 1 Registro

DRS – Registro 1

Itapeva / Sorocaba

A região receberá o valor de R$ 68 milhões para construir e reformar 26 unidades em seu território.

Novas: 9

UBS: Ribeira 1, Barra do Chapéu 1, Ribeirão Branco 1

CAPS: Itapeva 1, Itararé 1, Apiaí 1, Buri 1, Guapiara 1, Itaberá 1

Reformas: 17