Pular para o conteúdo

Alckmin entrega o primeiro ‘AME Mais’ do Estado

Após obras de adequação e ampliação, ambulatório de Franca ganha hospital-dia e passa a realizar cirurgias de média complexidade, tornando-se mais resolutivo

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, o primeiro “AME Mais” do Estado de São Paulo, em Franca. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde foi R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos para implantação de um Hospital-Dia e um centro cirúrgico do Ambulatório Médico de Especialidades da cidade, que garantirão maior resolutividade no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital-Dia possui três salas cirúrgicas, com capacidade para realizar 200 procedimentos de média complexidade por mês, incluindo cirurgias oftalmológicas, pediátricas, urológicas, ginecológicas, ortopédicas, vasculares, gerais e outras.

Contabilizando as pequenas cirurgias ambulatoriais já realizadas pelo AME, o número de procedimentos chegará a quase 5 mil por ano. Os agendamentos foram iniciados neste mês e as atividades já começam na segunda-feira, dia 2 de março. Para reforçar o corpo clínico, serão contratados mais cinco médicos cirurgiões.

A partir de agora, as gestantes de alto risco residentes nas cidades compreendidas pelos Colegiados de Gestão Regional Alta Anhanguera e Alta Mogiana poderão passar por acompanhamento gestacional no “AME Mais” Franca, que oferecerá pré-natal e atendimento nutricional e psicológico às futuras mães. Esses colegiados foram priorizados devido à carência de especialistas em obstetrícia de alto risco em seus municípios.

No Hospital-Dia também foram instalados 21 leitos hospitalares de observação, destinados à enfermaria feminina, masculina e infantil, além dos leitos anexos às salas para recuperação pós-anestésica. Com esse serviço, os pacientes poderão receber cuidados médicos programados para cada caso, sem necessidade de permanência prolongada no local.

O novo setor foi instalado no segundo andar do prédio, após uma reforma de adequação do espaço onde funcionavam setores administrativos e consultórios multidisciplinares voltados ao acompanhamento terapêutico em Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia, para os pacientes que requerem cuidados complementares ao tratamento médico.

As atividades administrativas e não médicas foram transferidas para um imóvel anexo ao prédio, doado pela Prefeitura de Franca e revitalizado pelo governo estadual com as devidas autorizações do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), posto que a edificação é tombada. Os dois prédios foram anexados com uma passagem interna, o que ampliou a área do AME em mais de 500 m², totalizando 3.634 m².

O custeio anual do AME para 2015 foi ampliado em 35% na comparação ao ano passado, totalizando R$ 15,2 milhões, o dobro do valor de 2011, ano de inauguração da unidade.

“Com essa reformulação, o AME de Franca cresce em estrutura e qualidade, beneficiando mais de 400 mil habitantes que residem na região de Franca. Estamos preparando outras unidades para transformá-las em ‘AMEs Mais’, com o intuito de expandir e aprimorar os serviços ambulatoriais e cirúrgicos prestados aos usuários do SUS”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O “AME Mais” Franca é gerenciado em parceria com a Santa Casa de Franca e oferece atendimento em mais de 30 especialidades a 10 municípios da região, cuja população é superior a 400 mil habitantes.

Realiza, mensalmente, mais de 10 mil consultas médicas e não médicas e 16 mil exames de apoio diagnóstico, além de oferecer atendimento pelos programas “Mulheres de Peito”, para rastreamento do câncer de mama, e “Filho que ama leva o pai ao AME” (check-up gratuito para homens a partir de 50 anos, no mês de aniversário).

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 15h. Está localizado na Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1395, Centro.