Pular para o conteúdo

Alckmin entrega o segundo ‘AME Mais’ do Estado

Após obras de adequação e ampliação, ambulatório de Ourinhos ganha hospital-dia e passa a realizar cirurgias de média complexidade, tornando-se mais resolutivo

 

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta terça-feira, 10 de março, o segundo “AME Mais” do Estado de São Paulo, em Ourinhos. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde foi R$ 633,3 mil em obras e equipamentos para implantação de um Hospital-Dia e um centro cirúrgico no Ambulatório Médico de Especialidades da cidade, que garantirão maior resolutividade no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital-Dia possui três salas cirúrgicas e uma sala de recuperação, com capacidade de realizar cerca de 100 procedimentos de média complexidades por mês, incluindo cirurgias oftalmológicas, proctológicas, urológicas, ortopédicas, vasculares e gerais.

Contabilizando as pequenas cirurgias ambulatoriais já realizadas pelo AME, o número de procedimentos chegará a 3,1 mil por ano. Os agendamentos foram iniciados neste mês  e as atividades já começam nesta terça-feira, 10 de março. Para reforçar o corpo clínico, foram contratados mais dois médicos anestesistas.

O custeio anual do AME para 2015 é de R$9,6 milhões, o que representa um aumento de 23% em comparação ao ano de inauguração da unidade, em 2013.

“Com essa reformulação, o AME de Ourinhos cresce em estrutura e qualidade, beneficiando mais de 220 mil habitantes que residem na região. Estamos preparando outras unidades para transformá-las em ‘AMEs Mais’, com o intuito de expandir e aprimorar os serviços ambulatoriais e cirúrgicos prestados aos usuários do SUS”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O “AME Mais” Ourinhos é gerenciado em parceria com a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e oferece atendimento em mais de 21 especialidades a 12 municípios da região, cuja população é de aproximadamente 220 mil habitantes.

Realiza, mensalmente, mais de 6,5 mil consultas médicas e não médicas e 3 mil exames de apoio diagnóstico, além de oferecer atendimento pelos programas “Mulheres de Peito”, para rastreamento do câncer de mama, e “Filho que ama leva o pai ao AME” (check-up gratuito para homens a partir de 50 anos, no mês de aniversário).

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 13h. Está localizado na Av. Vitalina Marcusso, 1550 – Jd. Paineira.

Foto: Edson Lopes Jr.