Alckmin entrega obras da Rede Lucy Montoro e novo “AME Mais” em Botucatu

O governador Geraldo Alckmin entregou no último sábado, 31, o prédio do Serviço de Reabilitação Rede Lucy Montoro e as obras físicas do novo “AME Mais”.

“Duas grandes notícias para a região. De um lado, o AME Mais aqui em Botucatu, o mais bem avaliado serviço de saúde do Estado de São Paulo e esse é o 59°. De outro, a Rede Lucy Montoro, com toda a parte de fisiatria, fisioterapia, reabilitação, um serviço de excelência e grande importância”, declarou o governador. “Então, são dois equipamentos necessários na área de saúde que vão beneficiar muito a cidade e a região”.

O prédio da Rede Lucy Montoro está instalado no AME de Botucatu, localizado na Rodovia Marechal Rondon, 253. Quando as instalações estiverem concluídas, 30 municípios da região serão beneficiados. A capacidade de atendimento será de 2 mil pacientes/mês.

Trata-se de uma unidade de atendimento ambulatorial que irá oferecer reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação. Haverá também prescrição e dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Para a implantação do “AME Mais”, a Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 24,2 milhões para obras e compra de equipamentos e mobiliários.

O AME será referência no atendimento ambulatorial em 26 especialidades médicas e não médicas para 25 municípios da região de Bauru. A unidade será gerenciada pela Irmandade Santa Casa de Andradina, uma Organização Social de Saúde, sem fins lucrativos, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde.

“Com esse ambulatório totalmente novo em Botucatu, ampliamos o acesso da população da região a cuidados especializados, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o início do tratamento no mesmo local, por sua capacidade de fazer pequenas cirurgias ambulatoriais. Trata-se do terceiro AME da região, que já conta com unidades em Bauru e Promissão”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Como todo serviço de saúde, será implantado gradativamente, a partir de junho. Quando estiver plenamente ativo, a produção mensal estimada é de 7,2 mil consultas médicas, 3,4 mil atendimentos não médicos, 1,7 mil exames diagnósticos e cerca de 350 procedimentos de maior e menor complexidade. O custeio no decorrer de 2018 é de R$ 4,2 milhões com recursos do tesouro estadual.

A nova unidade vai proporcionar à população da região atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de pequena e média complexidade. Com a entrega das obras, a gestora da unidade concluirá a instalação dos equipamentos e contratação de profissionais. A previsão é que o funcionamento ocorra gradativamente a partir de julho.

O serviço funcionará numa área física de 2.553,92 m² e contará com 20 consultórios médicos, 16 salas para exames, duas para curativos, espaços específicos para medicação, enfermagem, repouso/observação, coletas e laudos, além de duas salas de centro cirúrgico com modernos equipamentos médico-hospitalares e capacidade para realizar procedimentos como cirurgias de catarata, endoscopia, colonoscopia e outros.