Pular para o conteúdo

Alckmin entrega obras de ampliação do centro cirúrgico e UTI do Hospital Amaral Carvalho

Melhorias possibilitarão crescimento de 100% no número de atendimentos, graças à duplicação do número de salas cirúrgicas e de leitos de UTI

O governador Geraldo Alckmin entrega neste sábado, 13 de junho, as obras de implantação do novo centro cirúrgico do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, serviço de referência em oncologia para região e um dos hospitais que mais realiza transplantes de Medula Óssea no país. No total, foram investidos R$ 11 milhões para execução da obra.

O setor ocupa uma área construída de 6 mil m², onde foram implantadas 12 salas cirúrgicas, o dobro do que a unidade dispõe até o momento. O número de leitos de UTI adulto também será duplicado, passando a contar com 20  vagas.

As melhorias também incluem 20 novos leitos de recuperação, um centro de endoscopias e duas centrais para materiais esterilizados e kits cirúrgicos, respectivamente.

Neste ano, a unidade conta repasse mensal extra de R$ 1 milhão, repassado pelo Estado para subvenção dos serviços.

As obras foram intensificadas em 2013, quando o governo de São Paulo assumiu os repasses. A construção, iniciada com recursos federais em 2001, ficou paralisada por dez anos.

O hospital Amaral Carvalho é uma entidade filantrópica voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Referência em alta complexidade para a região de Bauru dispõe de 262 leitos para atendimento de Oncologia Adulto e Infantil, Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea. Anualmente, atende cerca de 75 mil pacientes e realiza mais de um milhão de procedimentos.

“Por meio da ampliação estrutural do hospital Amaral Carvalho, o número de atendimentos poderá crescer 100%. Isso é um grande avanço na qualidade do serviço prestado por essa instituição e, sobretudo, para a otimização do SUS na região de Bauru”, destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.