Alckmin inaugura novo AME Lorena

A unidade será referência para 17 municípios do Vale do Paraíba e disponibilizará atendimento em 31 especialidades médicas e não médicas, além de exames para auxilio diagnóstico

O governador Geral Alckmin inaugura, neste sábado, 16 de julho, o novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Lorena. A unidade, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, será referência para atendimento ambulatorial em 31 especialidades médicas e não médicas para 17 municípios da região do Vale do Paraíba, que já conta com outras duas unidades, os AMEs Caraguatatuba e o de São José dos Campos.

Para implantação do serviço foram investido R$ 3,2 milhões na compra de equipamentos e mobiliários. A unidade será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP e terá, ao longo deste ano, um custeio de cerca de R$ 5,6 milhões.

O novo serviço tem por objetivo proporcionar à população da região atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica. E já inicia seus atendimentos no modelo de “AME Mais”, pelo qual, além de consultas com médicos em diferentes e especialidades e exames de apoio diagnóstico, oferecerá também cirurgias de baixa e média complexidade.

A unidade possui área física de 2,3 mil m² e contará com 23 consultórios médicos, três consultórios para outras especialidades, 12 salas para exames, duas salas para curativos, duas salas para procedimentos, além de espaços específicos para medicação, enfermagem e repouso/observação.

O novo AME atenderá uma população de referência de 450 mil pessoas da Região Leste do Estado de São Paulo, distribuídas entre 17 municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras.

A implantação dos serviços de saúde do AME será realizada de forma gradativa. Até o final deste ano o AME Lorena realizará cerca de 6,5 mil consultas médicas, 2 mil consultas não médicas, 350 procedimentos cirúrgicos e cerca de 7 mil exames diagnósticos. Em atividade plena, serão realizadas na unidade, anualmente, 13 mil consultas médicas, 2,8 mil consultas não médicas, 450 procedimentos cirúrgicos e mais de 8 mil exames diagnósticos.

“A entrega do AME Lorena representa um ganho extraordinário para a saúde da região e reafirma o compromisso do governo paulista em ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população, oferecendo atendimento médico especializado e de qualidade”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios e o agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

Inicialmente, o AME Lorena contará com 17 especialidades médicas, e posteriormente ampliará para 24. São elas: Alergologia; Anestesiologia, Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia; Ginecologia; Obstetrícia de Alto Risco; Hematologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia, Proctologia; Reumatologia e Urologia.

Além disso, haverá outras sete especialidades não médicas: Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Farmácia. Serão disponibilizados, ainda, 20 tipos de exames diagnósticos e terapêuticosAudiometria/Imitanciometria, Cistoscopia, Colposcopia, Eletrocardiograma, Eletroencefalografia, Ecocardiografia, Doppler Vascular/Ultrassonografia Eletroneuromiografia, Endoscopias, Espirometria, Mamografia, Nasofibroscopia, Holter/Mapa, Radiologia Simples, Teste Ergométrico, Estudo Urodinâmico, Exames Oftalmológicos, Tomografia e Densitometria.

O AME Lorena fica localizado na rua Dom Bosco, 562 – centro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Atualmente o Estado conta com 54 AMEs, incluindo o novo AME Lorena.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.

O objetivo da unidade é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.