Alckmin inicia obras das clínicas “Saúde em Ação” na região do Vale do Jurumirim

Parceria entre Governo do Estado e o BID vai construir 17 unidades de saúde nesta região; valor do investimento será de R$ 43 milhões

O governador Geraldo Alckmin inicia neste sábado (29) as obras para a construção das clínicas “Saúde em Ação”, no município de Avaré. O investimento integra o programa criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para fortalecer a rede pública por meio de uma parceria inédita com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Somente na região do Vale do Jurumirim, serão entregues 20 unidades (incluindo obras novas e reformas) nos municípios de Avaré, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Pirajú, Sarutaiá, Taguaí, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2017. Além disso, será entregue um AME novo no município de Avaré e a construção de nova sede do Diretório Regional de Saúde (DRS), na cidade de Bauru. No total, serão investidos R$ 74 milhões na Região do Vale do Jurumirim, em obras e equipamentos.

“O Governo do Estado está sempre em busca de parcerias que visem ampliar a oferta de serviços e facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Sobre o Saúde em Ação

O programa prevê a realização de 155 obras que inclui a construção e reforma de UBS, hospitais, ambulatórios de especialidades e CAPs e vai contemplar a Região do Vale do Jurumirim, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Região de Itapeva e Litoral Norte. Serão investidos R$ 826 milhões por meio do financiamento de 70% do valor investido pelo BID, com a contrapartida de 30% de recursos do tesouro do Estado,

As regiões que irão receber os investimentos do BID foram escolhidas pela Secretaria da Saúde após estudo, que teve como critérios questões epidemiológicas e necessidades regionais.