Pular para o conteúdo

Hábitos saudáveis e exames preventivos podem ajudar na prevenção contra o câncer

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 600 mil novos casos de câncer deverão aparecer na população brasileira no biênio de 2019-19. Por conta deste número preocupante, é fundamental alertar os brasileiros sobre a importância de manter bons hábitos e ir com frequência ao médico para exames preventivos.

A boa notícia é que, em muitos casos, é possível evitar com a mudança de alguns hábitos, estilo de vida e alimentação.

Isso porque a prevenção de vários tipos de tumores está diretamente ligada ao que se come. Por isso, fique atento: frutas, legumes e verduras podem ajudar na prevenção por ser fonte de vitaminas, fibras e minerais, contendo, inclusive, antioxidantes.

É importante ressaltar que esses alimentos proporcionam a defesa natural do corpo e podem ajudar a destruir agentes cancerígenos sem causar danos graves às células. Com essa atuação, é possível que eles bloqueiem ou até revertam os estágios iniciais da formação de um tumor, por exemplo. Alimentos como brócolis, tomate e soja ajudam nesse processo e devem ser consumidos de forma moderada.

“Existem três hábitos fundamentais para levar uma vida saudável e prevenir-se contra o câncer: ter uma alimentação equilibrada, manter um peso adequado e praticar atividades físicas”, explica a médica Elisabete Almeida.

Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas, sal, carnes gordurosas ou processadas, embutidos, enlatados e defumados, com muito açúcar, se consumidos em excesso, também podem provocar a doença.

“Esses alimentos contêm altas taxas de gordura, que prejudicam o organismo e aumentam os riscos de câncer”, afirma Elisabete.

Existem vários motivos que provocam o câncer e o envelhecimento pode ser um deles. “Mais da metade dos cânceres vão acontecer depois dos 50 anos de idade. É por isso que o envelhecimento está relacionado ao câncer. Alguns hábitos antigos podem amenizar isso. Fazer atividade física, não fumar e alimentos industrializados, além de participar dos programas de prevenção, são medidas para reduzir os riscos de câncer”, afirma Maria Del Pilar, diretora de Oncologia Clinica do Icesp. 

Muitas pessoas só acabam mudando seus hábitos de vida após acontecer caso de câncer em alguma pessoa próxima. “Eu nunca me preocupei com alimentação, sempre comi fast-food e congelados, até que minha mãe foi diagnóstica com câncer de fígado e eu percebi a importância que os alimentos tem em nossa vida”, relata a jornalista Roberta Schiazza.

“Minha vida mudou depois que passei me alimentar melhor, comendo frutas, verduras e legumes. Em casa, meus pais sempre foram muito atentos com os alimentos, não tomamos refrigerantes e não comemos frituras”, disse a produtora de eventos, Bianca Rocha.