Pular para o conteúdo

Alimentação saudável e exercícios ajudam na prevenção ao câncer

A adoção de hábitos saudáveis, como a prática constante de exercícios físicos e uma alimentação regrada, podem ser decisivos para prevenir diversos tipos de câncer. Frutas, legumes e verduras podem ajudar porque são fonte de vitaminas, fibras e minerais, contendo inclusive antioxidantes que preservam o bom funcionamento do organismo.

Esses alimentos estimulam a defesa natural do corpo e podem ajudar a destruir agentes cancerígenos sem causar danos graves às células. Com essa atuação, é possível que eles bloqueiem ou até revertam os estágios iniciais da formação de um tumor. Alimentos como brócolis, tomate e soja ajudam nesse processo e devem ser consumidos de forma moderada.

“Existem três hábitos fundamentais para levar uma vida saudável e prevenir-se contra o câncer: ter uma alimentação equilibrada, manter um peso adequado e praticar atividades físicas”, explica a nutricionista Paloma Pietra.

Existem vários motivos que provocam o câncer e o envelhecimento pode ser um deles. “Mais da metade dos tumores vão acontecer depois dos 50 anos de idade. É por isso que o envelhecimento está relacionado ao câncer. Alguns hábitos antigos podem amenizar isso. Fazer atividade física, não fumar e não consumir alimentos industrializados, além de participar dos programas de prevenção, são medidas para reduzir os riscos de câncer”, afirma Maria Del Pilar, diretora de Oncologia Clínica do Icesp.

Os exercícios são fundamentais.de acordo com o médico oncologista Paulo Hoff, diretor-geral do Icesp. “Os exercícios físicos podem combater a obesidade e combatem o desequilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”, explica.

Infelizmente, muitas pessoas só mudam seus hábitos de vida após acontecer um caso de câncer em alguma pessoa próxima. “Eu nunca me preocupei com alimentação, sempre comi fast-food e congelados, até que minha mãe foi diagnosticada com câncer de fígado e eu percebi a importância que os alimentos têm em nossa vida”, relata a jornalista Roberta Schiazza.

“Minha vida mudou depois que passei me alimentar melhor, comendo frutas, verduras e legumes. Em casa, meus pais sempre foram muito atentos com os alimentos, não tomamos refrigerantes e não comemos frituras”, conta a produtora de eventos Bianca Rocha.