Pular para o conteúdo

Alimentação saudável é garantia de uma boa gravidez

A alimentação saudável é uma das chaves para o sucesso de uma gestação. A mulher precisa tomar cuidado para garantir uma boa nutrição para ela e o bebê, que está em processo de formação.

“A gente orienta para que tenham uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais, com uma média de seis refeições diárias, pelo menos, além de beber muita água. Pelo menos 2,5 litros por dia”, explica a nutricionista Francisca Rosemary de Moraes.

Mas não basta escolher corretamente os alimentos: é preciso prepará-los com cuidado. Frutas, legumes e verduras que serão consumidos crus, por exemplo, devem ser bem levados, enquanto as carnes devem ser bem passadas – peixe cru e carne mal passada podem transmitir a toxoplasmose.

Os ovos também devem ser alvo de atenção. Alimentos que os usam sem cozimento adequado, como mousses, maionese e o molho à carbonara, devem ser evitados pelo risco da contaminação por salmonela.

“Eu tento evitar utilizar produtos condimentados e enlatados na cozinha de casa. Procuro sempre usar temperos caseiros e frescos”, explica a dona de casa Maria Pietra Salazar.

Os cuidados devem ser redobrados nos casos de risco, como a gravidez na adolescência, em que aumenta a possibilidade de hipertensão, ou a gestação após os 36 anos, quando há maior chance de malformação do bebê.