Pular para o conteúdo

Alimentos que aumentam a resistência física

A alimentação está ligada diretamente ao funcionamento do organismo e manutenção da saúde em diversas esferas. O consumo de gorduras, frituras, processados e açúcares devem ser evitados, sobretudo, para prevenir doenças como obesidade, colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares. Esses alimentos também são mais difíceis de serem digeridos, deixando uma sensação de cansaço e estufamento.

“A alimentação saudável tem impacto em diversos fatores, dentre eles, no bom desempenho, produtividade e condicionamento físico. Através de uma alimentação saudável é possível fornecer ao nosso organismo todos os ingredientes necessários para o seu bom funcionamento”, explica a nutricionista do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP (ICHC), Gabriela Santos de Souza.

Os carboidratos são os principais responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. A batata doce é um alimento rico em carboidratos com baixo teor glicêmico e fibras, em 100g de batata doce há 18g de carboidratos. Uma opção prática de preparo, em média 12 minutos de cozimento, fácil de encontrar em supermercados e feiras e ainda com preço acessível.

A mandioca (macaxeira ou aipim) é ainda mais rica que a batata doce, para 100g há 30g de carboidratos. É um dos alimentos mais populares do país,  presente diversos pratos regionais.

Uma das principais funções das fibras é a regulamentação do intestino, elas retardam a absorção de gorduras e formam massa muscular. Alimentos integrais possuem mais alta concentração de fibras, já que os grãos não passam por processo de refinamento. Arroz, pão e aveia (integrais) possuem baixo teor glicêmico.

As proteínas não estão concentradas apenas em carnes magras, como frango, salmão e atum. O feijão, o grão-de-bico e soja são alimentos com concentração de proteínas próximas às carnes. Em cem gramas de soja há 34g de proteínas, enquanto em cem gramas do filé de frango há 32g de proteínas.

Para melhorar a absorção das proteínas, é necessário incluir na refeição verduras e legumes, fontes de vitaminas e minerais. Como exemplo, um prato com salada, carne magra e carboidrato ou um sanduíche natural, que tenha pães integrais, duas fontes de proteína magra (queijo ou substituto de carne – atum, frango desfiado, rosbife, carpaccio, peito de peru ou presunto magro), além de um vegetal.