Pular para o conteúdo

Alunos do ensino médio conhecem laboratórios do Instituto Butantan

 Atividades, a partir desta terça-feira, fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nos dias 20, 22 e 23 de outubro, o Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, abre os seus laboratórios científicos para estudantes do ensino médio.

Os alunos vão conhecer o processo de extração de venenos de animais peçonhentos, como serpentes e aranhas, a coleção zoológica do Instituto Butantan, que conta com répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos, e algumas pesquisas desenvolvidas na instituição.

Estão programadas também atividades que simulam do trabalho de campo dos biólogos do Butantan, com o objetivo de mostrar aos estudantes as diferentes possibilidades de pesquisa e o trabalho científico fora dos laboratórios.

A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e visa apresentar aos alunos as áreas da pesquisa em saúde e algumas práticas de campo associadas. As atividades acontecem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, com escolas previamente agendadas.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em colaboração com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Para conferir a programação completa, acesse: semanact.mcti.gov.br.