Ambulatório do Idoso da Zona Norte realiza ‘Mostra de Talentos’

O AME CRI (Ambulatório Médico de Especialidades / Centro de Referência do Idoso) da Zona Norte, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo focada na assistência multidisciplinar à população idosa, realiza, entre 4 e 6 de julho, sua 15º Mostra de Talentos.  O tradicional evento contará com apresentações artísticas, oficinas, atividades culturais e a Feira de Artesanato, com produtos feitos pelos próprios pacientes da unidade.

No dia 4 de julho, das 9h às 17h, a programação será diversificada, com atividades artísticas em diversas modalidades, tais como poesia, dança de salão, teatro, coral, flauta, violão, desfile de moda. Após as 14h, também ocorre a entrega dos certificados aos 52 alunos que concluíram o Curso de Informática oferecido pelo AME / CRI no último semestre. (confira mais informações sobre os cursos de tecnologia oferecidos pela unidade)

O evento também contará com a participação especial do Mariama Canta, importante grupo de pessoas idosas formado em São Paulo para a valorização e preservação da cultura afro-brasileira.

A Feira de Artesanato ocorre nos dias 5 e 6, quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, e tem como objetivo arrecadar fundos para o Centro de Convivência do AME CRI Zona Norte. A exposição das oficinas manuais e de geração de renda conta com produtos confeccionados pelos idosos aprendizes, com técnicas variadas de artesanato, tais como: macramê, tear, bordado em pedraria, origami, corte e costura, pintura em tecido, bijuteria, sacolas sustentáveis, bonecas de pano, esculturas e outras técnicas.

“A Mostra de Talentos é uma importante iniciativa de valorização da produção sociocultural pelas pessoas idosas inseridas no Centro de Convivência, um espaço de aprendizagem e de fortalecimento de vínculos afetivos por meio da prática de atividades de diversas linguagens”, afirma o gestor do local, Diego Miguel.

“O CRI tem essa proposta de trabalhar com o envelhecimento ativo, que é focado na ideia de saúde, participação e segurança”, conta o educador Paulo Ricardo Betencourt.

A Mostra de Talentos é uma importante iniciativa de valorização da produção sociocultural pelas pessoas idosas inseridas no Centro de Convivência, um espaço de aprendizagem e de fortalecimento de vínculos afetivos por meio da prática de atividades de diversas linguagens.

Esse trabalho só é possível pelo empenho e dedicação dos 110 voluntários, que também são pessoas idosas, que integram o Programa de Voluntariado do Centro de Convivência desempenhando um papel fundamental de educadores, ministrando as oficinas e favorecendo a educação continuada dos mais de 2000 idosos que participam das atividades.

“Todo o trabalho que nós fazemos também é de prevenção e diagnóstico precoce de problemas que acometem o idoso”, conta o Diretor Executivo do CRI Norte, Carlos André Uehara, sobre as outras atividades promovidas no dia a dia do Centro.

A frequentadora Edite Fonseca Ribeiro disse que sofria problemas sérios na coluna, antes de participar das atividades oferecidas pelo CRI. “Desde que eu comecei a vir, fiquei bem. Até minha médica fala: ‘não para!’. Até a minha pressão está controlada”, relata.

“Estou fazendo crochê, tricô e ginástica”, complementa Palmira Mariano, outra participante ativa das ações promovidas pelo CRI Norte.

A mostra irá contar com a ajuda de 110 voluntários do Programa de Voluntariado do Centro de Convivência que desempenham um papel fundamental de educadores, ministrando as oficinas e favorecendo a educação continuada dos mais de 2.000 idosos que participam das atividades.

O Centro de Referência está localizado na  Rua Voluntários da Pátria, nº4. 301, Santana, zona Norte da Capital e a  programação completa pode ser encontrada no site www.crinorte.org.br.

Capacitação em tecnologia

Desde 2014, o Centro de Referencia do Idoso (CRI- Norte) oferece um curso de capacitação em informática, além de workshops esporádicos sobre tecnologia, como uso de WhatsApp.

O curso de informática é divido em dois módulos: Básico e Internet. O aluno se inscreve no I e, quando concluído, é automaticamente inscrito no II. Cada módulo tem duração de três meses e ocorrem no primeiro e no segundo semestre. A quantidade de vagas é limitada, com disponibilização de 30 vagas para cada módulo, semestralmente.

As inscrições para o segundo semestre de 2018 se iniciam no próximo dia 10 de julho, das 08 às 12h e/ou das 14h às 16h. Elas devem ser feitas pessoalmente, na própria unidade. Para realizar a inscrição, é necessário ter 60 anos ou mais e estar munido de RG, CPF e comprovante de residência.