Pular para o conteúdo

Ambulatório estadual abre inscrições para 1º Encontro de Bem-Estar e Saúde Mental

 

Em ação voltada à campanha Janeiro Branco, para dar luz à importância de cuidar da saúde mental, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI ZN), promove na próxima terça-feira (28) o 1º Encontro de Bem-Estar e Saúde Mental. Com o slogan “quem cuida da mente, cuida da vida”, o evento contará com uma programação especial de palestras, com diversos profissionais da área.

A unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, trabalha com foco nessa área e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 24 horas por dia.

“Durante o planejamento do PAI ZN para o ano de 2020, decidimos realizar esse evento para contribuir com a campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental, por considerarmos essencial o debate sobre o tema”, explica o psiquiatra e diretor técnico do PAI ZN, Roberto Braga Favaretto.

“O evento ganha ainda mais relevância quando pensamos em questões como suicídio entre jovens e o envelhecimento populacional, além de outras condições mentais que podem se agravar se não tratadas. Por isso, o evento é aberto para que toda a comunidade esteja presente e pense, em conjunto, em formas de prevenção e melhorias para o nosso bem-estar físico e mental”, explica.

As palestras acontecem das 9h às 16h30 no auditório do Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, localizado na Avenida Voluntários da Pátria, nº 4301, em Santana – São Paulo. O encontro é aberto ao público e gratuito, com 175 vagas. Os interessados em participar devem enviar nome, RG e telefone para o e-mail sau@paizn.spdm.org.br, até as 12h de segunda-feira (27). Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas no PAI ZN, por meio do telefone (11) 2099-6099.

 

Confira abaixo a programação:

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

Roberto Braga Favaretto – Psiquiatra – Diretor Técnico do PAI ZN

9h45 – Palestra “Meditação e saúde mental”

Wagner Beraldo – Psicólogo de Educação Continuada da Secretaria da Saúde do Estado de SP

10h30 – Coffee Break

11h – Palestra “Inspire-se: uma introdução à vida saudável”

Aline Nagai – Psiquiatra especialista em Medicina do Estilo de Vida

11h45 – Palestra “O cuidado e as possibilidades na saúde mental”

José Alberto Orsi e Jorge Cândido Assis – Diretores da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (ABRE)

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Palestra “Você tem fome de quê?”

Joelma Silva – Nutricionista NASF / Associação Saúde da Família

14h45 – Palestra “Comunicação não violenta na promoção de sinergia e mediação de conflitos nos relacionamentos interpessoais”

Cinthia Moreira de Menezes – Enfermeira especialista em Saúde Mental, Psiquiatria e Mindfulness

15h30 – Coffee break

15h45 – Palestra “Promoção da saúde em uma unidade de internação psiquiátrica”

Ana Cristine Rodrigues da Cruz e Juliane Dalessi Barreira – Psicólogas do PAI ZN

Ana Luísa Palhares Sergio – Terapeuta ocupacional do PAI ZN

Fabiana Silva Rocha e Heloísa da Silva Barboza – Assistente social do PAI ZN

Rodhi Bueno Gonçalves da Silva – Enfermeiro do PAI ZN

16h30 – Encerramento