Ambulatórios e hospitais estaduais da região de Bauru promovem ações no “Novembro Azul”  

Ambulatórios e hospitais estaduais da região de Bauru promovem ações no “Novembro Azul”   

Com o objetivo de conscientizar os homens na adoção de práticas preventivas em relação à sua saúde, como a realização de exames regulares que detectam precocemente doenças como o câncer de próstata, os profissionais dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Bauru, Itapetininga e Tupã, do Hospital Estadual (HEB) e do Hospital de Base (HBB) de Bauru, unidades geridas pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), estão engajados na campanha mundial “Novembro Azul”.

As ações vão desde a entrega de informativos com cuidados básicos de alimentação à indicação de agendamento de consultas e exames. O urologista do AME Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, destaca a importância na realização conjunta dos exames de sangue e de toque, o que aumenta as chances de detecção do câncer de próstata. “Quando nós fazemos o exame numa fase precoce, as chances de cura chegam a ultrapassar 90%. Como na fase inicial o câncer não apresenta sintomas, o homem precisa ir antes ao médico, pois à medida que a doença evolui, fica cada vez mais difícil tratá-la”, alerta o especialista.

De acordo com o urologista Cláudio Murta, “ações como esta são importantes pelo caráter de conscientização sobre a necessidade do exame preventivo. Além de tratar estes homens, vamos multiplicar a ideia da precaução, esperando que um tabu possa ser quebrado”, completa.

A próstata é uma glândula responsável pela secreção de 20% a 30% do esperma e fica localizado na frente do reto e debaixo da bexiga. Varia de tamanho conforme a idade do homem.

 

Como evitar a doença

– beba menos: diminua o consumo de álcool

– adote hábitos saudáveis: opte por uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente

– fique atento a sinais: se sentir dor ao urinar, ver sangue na urina ou ter dor nas costas, procure um médico

– informe-se: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de vencer a doença

Fatores de risco

– fumo

– diabetes

– herança genética

 

Outras ações desenvolvidas nas unidades estaduais da região:

AME DE TUPà

– funcionários usam peças na cor azul para mobilização e alerta da campanha

– divulgação do Programa “Filho que ama leva o pai ao AME” na imprensa local

– foi colocada uma árvore na recepção, chamada de “árvore da vida”, onde será entregue um lacinho azul para ser colocado na árvore com intuito de conscientizar quanto à valorização da vida e importância de realizar os exames para detecção precoce do câncer de próstata

– durante o mês todo, será realizado um quiz de perguntas e respostas na recepção com o tema “Saúde do homem”; os usuários ganharão brindes ao participarem

AME DE BAURU

-No mês de novembro, serão entregues aos pacientes e acompanhantes um folder intitulado “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, contendo informações sobre o agendamento de exames laboratoriais, eletrocardiograma e também de consultas médicas com cardiologista e urologista pelo 0800 779 0000

-Haverá um coffee demonstrativo, com orientações sobre benefícios da alimentação saudável em parceria com universidades USC e Unip, em dias esporádicos durante o mês de novembro.

AME DE ITAPETININGA

– exposição de cartazes alusivos à campanha (dados do INCA, medidas de prevenção do câncer de próstata e à saúde integral do homem)

– funcionários utilizarão  peças na cor azul para mobilização e alerta da campanha
– decoração alusiva à campanha na recepção, incluindo a aplicação do laço azul
– entrega de folders informativos da campanha e orientações aos pacientes do ambulatório

HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU (HEB)

Palestra “Saúde do Homem”

Palestrante: Ricardo Eidi Itao, médico urologista do HEB

Data: 12/11/2019 (terça-feira), às 14h

Local: Auditório

Excepcionalmente nesta data o funcionário poderá usar camiseta azul (sem estampas). Evento voltado para funcionários e comunidade.

HOSPITAL DE BASE DE BAURU (HBB)

Palestra “Drible o preconceito, sua saúde merece”

Ministrante: Cristian Pedro – Enfermeiro da Oncologia do HEB, pós-graduação em Cuidados Paliativos e Urgência e Emergência

Datas: 11/11/19 (segunda-feira), às 9h

COMENTÁRIOS