AME Assis completa 2 anos com mais de 124 mil atendimentos realizados

Ambulatório Médico de Especialidades é referência para 13 Municípios e já realizou mais de 124 mil atendimentos

No dia 8 de junho o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Assis, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, completou dois anos de funcionamento.

Gerenciado pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e acompanhado pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília, atualmente conta com 19 especialidades médicas e cinco não médicas.

Desde sua inauguração, em 2013, o AME Assis já realizou 167.676 mil atendimentos, 246.131 mil exames e 6.703 mil cirurgias. O início dos atendimentos do AME Assis promoveram à região do Vale do Paranapanema um impacto positivo muito grande no cenário de saúde, agilizando e oferecendo exames modernos e acesso a especialidades médicas, antes encontradas apenas em grandes cidades.

Para comemorar esta grande conquista, o AME realiza até a próxima quarta-feira, 10, atividades envolvendo autoridades locais e regionais, colaboradores, médicos, pacientes e comunidade em geral, entre elas uma exposição fotográfica, com registros dos últimos dois anos da unidade, participação dos Doutores da Alegria, apresentação do relatório de produção assistencial para Prefeitos e Secretários de Saúde dos Municípios Referenciados, benção religiosa, atividades externas de saúde (aferição de pressão, avaliação nutricional, teste de diabetes com contribuição de estagiários da Fema e GIPA), apresentações culturais e esportivas (Agita Assis, Comunidade Kolping).

Como reconhecimento aos serviços realizados, neste ano o Ambulatório recebeu da Câmara Municipal de Assis uma Moção de Aplausos e Congratulações, uma justa homenagem considerando que a unidade ambulatorial de Assis vem oferecendo atendimento de qualidade a população, superando metas de consultas, exames e cirurgias.

Para a gerente administrativa do AME Assis, Andréia C. Silva R. de Souza, “Tão bom quanto comemorar os dois anos de funcionamento do AME Assis é saber a diferença que os serviços por ele prestados, promoveram a população de Assis e região. Nosso atendimento tem recebido o reconhecido da população, que por meio do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário tem exposto sua satisfação. Muito bom ver pessoas cuidando de pessoas, com amor e dedicação. No AME Assis temos realizado gestão em saúde de verdade, com humanização e eficiência. Todo o resultado obtido é consequência de uma administração séria, praticada pela Secretaria de Estado da Saúde – Governo do Estado de São Paulo, pela Diretoria Regional de Saúde, O.S.S Santa Casa de Misericórdia de Assis mas, principalmente, do trabalho e comprometimento dos nossos colaboradores e médicos”.

O atendimento no AME é realizado pelo Sistema único de Saúde (SUS) e ocorre, somente, após encaminhamento pelas Unidades de Saúde Municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). O atendimento ocorre com hora marcada, e em todos os procedimentos, necessários, pacientes passam por orientação e acompanhamento.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez no diagnóstico e no tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Atualmente, o Estado conta com 52 AMEs.

O objetivo é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar para o tratamento terapêutico e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados.

Para saber mais, acesse www.saude.sp.gov.br ou santacasadeassis.org.br.