Pular para o conteúdo

AME Barradas completa 10 anos com mais de 2,6 milhões de atendimentos

O AME Barradas (Ambulatório Médico de Especialidades Luiz Roberto Barradas Barata), também conhecido como AME Heliópolis, localizado no bairro homônimo na capital paulista, completa neste mês dez anos de funcionamento. O balanço é positivo, com mais de 2,6 milhões de atendimentos.

Inaugurado em dezembro de 2008, o ambulatório já realizou, até o momento, 1.369.664 consultas médicas e não médicas, 1.105.082 exames, 121.227 cirurgias – das quais 11.215 de catarata, por exemplo – e 4.374 atendimentos em Odontologia. Somente em 2018, até outubro, foram 146.385 consultas, 106.086 exames, 12.046 cirurgias e 352 atendimentos odontológicos.

A produção da unidade anual cresceu mais de três vezes, no período. Em 2017, ocorreram 328.149 atendimentos, no total, contra 97.240, em 2009. No total, oferece 25 especialidades médicas e mais de 30 exames auxiliares de diagnóstico e terapêuticos.

O AME Barradas é maior unidade do tipo no Estado e possui acreditação de qualidade Nível III pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação com excelência. Com foco na humanização e na necessidade da população, funciona também aos sábados, das 7 às 17h, facilitando o acesso ao serviço. Também nesse sentido, os usuários contam com transporte de vans e ônibus às estações do metrô Alto do Ipiranga e Sacomã. O serviço funciona continuamente, das 6 às 22h, e transporta cerca de 40.000 pessoas por mês, em média,  entre pacientes e acompanhantes.

Desde 2009, a unidade realiza procedimentos cirúrgicos. A estrutura cirúrgica é ampla, com seis salas operatórias e 12 leitos de recuperação pós-anestésica, possibilitando a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, inclusive sob anestesia geral. Há uma ala de internação em regime de Hospital, com 12 quartos e 24 leitos, funcionando das 6h às 19h, o que permite ao paciente ser operado e receber alta no mesmo dia.

No mesmo ano, implantou o primeiro serviço no SUS paulista de Ecoendoscopia, exame moderno que une a tecnologia do ultrassom e da endoscopia convencional para verificar tumores no trato gastrointestinal. Além disso, a partir de 2010, passou a oferecer o exame PET-CT (Tomografia por Emissão de Positrons), para diagnóstico precoce de câncer.

Foi pioneiro no SUS paulista a implantar, ainda em 2009, o Sistema Conexa no Estado de São Paulo, que permite o agendamento de atendimentos por meio eletrônico – não mais manual. A informatização também faz parte da Central de Agendamento Cirúrgico (CAC), que desde 2012 conta com um software desenvolvido especificamente para agendamento, controle e confirmação dos procedimentos cirúrgicos. Através dessa ferramenta, foi possível reduzir a taxa e absenteísmo cirúrgico para níveis inferiores a 7%.

“Comemoramos esses 10 anos de assistência gratuita e de qualidade ofertada pelo AME Barradas à população de Heliópolis e região, sempre atentos ao nosso principal objetivo: garantir o melhor atendimento possível, colocando o paciente sempre em primeiro lugar”, afirma o superintendente do AME Barradas, Paulo Quintaes.

É gerido pela pasta em parceria com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ocupa uma área total de 30.000 m2 e 16.032 m2 de área construída. Possui 49 consultórios de atendimento ambulatorial multiprofissional, sala de emergência totalmente equipada para dar suporte às atividades diárias do AME, centro cirúrgico com salas operatórias e leitos de RPA, hospital dia, 2 salas de pequenos procedimentos, 3 salas para realização de procedimentos endoscópicos, 2 consultórios odontológicos, área para reabilitação, área destinada para exames diagnósticos inclusive com tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear e PET-CT.

Comemoração de 10 anos

Para celebrar sua primeira década, o Ambulatório realiza uma cerimônia especial, com convidados e pacientes que estiverem em consulta na segunda-feira, 3 de dezembro. A abertura é às 10h, conduzida pelo superintendente Paulo Quintaes e pelo presidente do Seconci, Haruo Ishikawa. Na sequência, o Coral Bacarelli se apresenta, com exibição da retrospectiva do AME. Um violinista e um coffee encerram a cerimônia.

O nome do AME é uma homenagem ao médico sanitarista brasileiro, Luiz Roberto Barradas Barata (1953-2010), ex-Secretário de Estado da Saúde entre 2003 e 2010. Durante sua gestão, SP teve conquistas como a construção do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital de Transplantes, a idealização da rede de AMEs, bem como a criação da Lei Antifumo paulista, para citar alguns exemplos.

Casa do Adolescente

Em 2009, teve início o funcionamento da Casa do Adolescente de Heliópolis, vinculada administrativamente ao AME e tecnicamente ao programa da Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado de Saúde.

Desde a inauguração, até outubro de 2018, a Casa já fez 177.929 atendimentos, entre consultas médias, não médicas e odontológicas. Atualmente, há mais de 300 adolescentes cadastrados, que passam por atendimentos médicos diariamente e realizam atividades em grupos sobre diversos temas, incluindo rodas de conversa, orientações sobre nutrição e grupos voltados especialmente a jovens gestantes, que são orientadas e acompanhadas multiprofissionalmente. Diariamente, conta com um grupo de apoio ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) desde 2011 e foi a primeira a encaminhar adolescentes transexuais para tratamento de redesignação sexual, a partir de 2013.

“É necessário estarmos atentos não apenas à prevenção, mas também nos aspectos emocionais e psicoafetivos deste grupo de adolescentes, que passa por uma fase repleta de novos conhecimentos e dúvidas. Por esse motivo, garantimos cada vez mais a capacitação e o atendimento multiprofissional, para contribuir não apenas na redução destes índices, mas também na prevenção e tratamento de doenças”, explica Albertina Duarte, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria.