AME de Assis fará mais de 30 mil atendimentos por ano

Região também vai ganhar novo tomógrafo que possibilitará 12 mil exames por ano

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inaugura neste sábado, 8 de junho, o 2º AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da região de Marília. O evento contará com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Na mesma ocasião, será entregue o novo tomógrafo do Hospital Regional de Assis.

Referência para atendimento em 13 municípios (Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínia, Ibirarema, Lupércio, Maracaí, Paumital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã) e 243.130 habitantes, o novo AME oferece desde 27 de março, 10 especialidade médicas, como acupuntura, cardiologia, endocrinologia, neurologia e oftalmologia.

Para compra  de equipamentos, mobiliário e informática, a Secretaria investiu cerca de R$ 5.2 milhões. O prédio onde o AME está instalado foi cedido pela Prefeitura de Assis e a reforma para adaptação do prédio foi custeada pelo município, no valor de R$ 1.2 milhões. A unidade será gerida pela Santa Casa de Assis. Para 2013, está previsto repasse do tesouro estadual de R$ 5,7milhões para custeio da unidade.

O ambulatório já está realizando alguns exames de apoio diagnóstico, como eletrocardiograma, nasofibroscopia e exames oftalmológicos. Ao todo o ambulatório contará com 23 especialidades, 19 serviços de apoio diagnóstico e outros quatro serviços não-médicos.

Desde o início de seu funcionamento até maio, o AME Assis realizou 1.946 atendimentos de consultas médicas e 173 exames. Quando estiver em plena capacidade, este ambulatório poderá realizar, mensalmente, até 3,6 mil consultas médicas; 1,6 mil consultas não-médicas e 512 exames de apoio diagnósticos.

O prédio, com 2,7 mil m², deverá abrigar 18 consultórios médicos, quatro não-médicos, 17 salas para exames, uma sala para procedimentos, uma de enfermagem e uma para repouso/observação.

Tomógrafo

Para compra do novo tomógrafo do Hospital Regional de Assis a Secretaria de Estado da Saúde investiu aproximadamente R$ 850 mil. O novo aparelho dobrou a quantidade de exames realizados na unidade, passando a cerca de 1.000 exames mensalmente. O aparelho de última geração oferece maior qualidade e resolução de imagens, além de realizar exames com maior velocidade.

O novo tomógrafo é o primeiro da região a possuir recursos para realização de arteriografias e angiotomografias, exames que o hospital pretende oferecer para a população ainda neste ano. Desde a sua instalação, em abril de 2013, o novo tomógrafo do Hospital Regional de Assis já realizou mais de 2.500 exames.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogando os hospitais. Assim como qualquer serviço de saúde, público ou particular, a implantação dos serviços nos AMEs ocorre gradativamente.

O AME Assis fica na Rua Elias Machado de Pádua, nº 540, Jardim Paraná. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento é referenciado para pacientes encaminhados pelos municípios da região.

Especialidades médicas:

Especialidades Médicas: Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Fisiatria; Gastroenterologia; Ginecologia; Hematologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Reumatologia; Urologia.

Serviço de apoio diagnóstico:

Audiometria/Imitanciometria; Cistoscopia, Colonoscopia, Eletrocardiograma; Eletroencefalografia; Ecocardiografia/Doppler, Endoscopia,  Vascular/Ultrassonografia; Eletroneuromiografia, Endoscopias; Espirometria; Mamografia; Nasofibroscopia; Holter/MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico;Tomografia; Estudo Urodinâmico, Exames Oftalmológicos.

Outros serviços:

Serviço Social; Enfermagem;  Fisioterapia; Fonoaudiologia