AME de São Carlos completa um ano com 30 mil atendimentos

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Carlos completou nesta quinta-feira, 28 de março, um ano de atendimento aos pacientes do SUS da região de Araraquara, com cerca de 30 mil atendimentos, entre consultas e exames, ultrapassando as metas previstas para o período.

Desde sua inauguração, em março de 2018, a unidade já realizou 14.566 consultas médicas e não médicas, 14.806 exames e 582 procedimentos cirúrgicos.

O AME oferece 22 especialidades médicas e não médicas (confira abaixo a relação), além de cirurgias de menor complexidade e exames como mamografia, ultrassom, endoscopia e outros. Conta com doze consultórios, dez salas de exames e uma sala de centro cirúrgico.

Para sua implantação, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2,4 milhões em reformas, adequações e aquisição de equipamentos como raio-x, mamógrafo, ultrassom, equipamentos de cardiologia e de oftalmologia, entre outros. O custeio mensal, neste ano, é de R$ 732 mil.

“Parabenizamos a equipe do AME de São Carlos por celebrar o 1º aniversário da unidade com resultados positivos, sobretudo para a população da região, ao oferecer um trabalho de alta qualidade e resolutividade para os pacientes”,  destaca o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O AME atende uma referência de aproximadamente 350 mil habitantes da região de Araraquara, distribuídas em seis cidades: Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e São Carlos. A unidade recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com os AMEs de Américo Brasiliense e Taquaritinga, que estão em pleno funcionamento.

A unidade está localizada na Avenida Sallum, nº 1587, Vila Prado, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O gerenciamento é feito em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília.

Especialidades do AME de São Carlos:

Médicas (19): Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia Adulto, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurologia, Neurologia infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia.

Não médicas (3):  Nutrição, Enfermagem e Farmácia.

AMEs

“Os AMEs começaram ser implantados em 2014 em nosso Estado, são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes”, explica o governador João Doria.

O objetivo desse tipo de serviço é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.